Para aperfeiçoar a gestão dos atendimentos de saúde no município, a Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde está implantando o novo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) na cidade.
Na tarde desta quarta-feira (18) no Auditório Antônio Sampaio Brito, aconteceu o treinamento do SI-PNI para enfermeiros e técnicos da sala de vacina que atuam nos postos de saúde e irão operacionalizar os 07 computadores adquiridos em parceria com o Governo do Estado da Bahia.
O SIPNI é um sistema desenvolvido para gerenciar e avaliar a dinâmica da aplicação de vacinas e controle de estoque de imunobiológicos. Possibilita também o cadastro individual de usuários, mantendo um histórico de vacinas do cidadão, entre outros dados referentes aos serviços de vacinação.
A capacitação foi realizada pela 31ª DIRES - Cruz das Almas, através do Técnico Vitor Paranhos, que explicou que esse sistema foi implantado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de cadastrar todos os vacinados. O Estado, em parceria com o município, disponibiliza os computadores para os setores de imunização, além de oferecer a capacitação para utilizar o programa.
“O treinamento tornará os profissionais da saúde aptos a operacionalizar o sistema que será implantado em todas as salas de vacina do município. Assim, a caderneta de vacinação poderá ser impressa em qualquer sala de vacina e os dados de todos os vacinados, seja criança ou adulto ficarão interligados. O que vai facilitar bastante no acompanhamento dessas pessoas, principalmente no caso dos adultos que perdem constantemente a caderneta de acompanhamento das doses, não sabendo informar se realmente tomaram ou não determinada vacina. O sistema permitirá o controle total dos dados de cada vacinado”, explica Vitor.
A implantação do novo sistema de informação qualificará o controle da aplicação das vacinas nos pacientes e dará transparência às ações realizadas na Secretaria de Saúde. “O projeto irá desburocratizar e agilizar o atendimento aos moradores, uma vez que vai nos ajudar a ter mais controle na aplicação das vacinas. Além disso, o sistema permite o resgate do histórico do paciente em caso de perda do cartão de vacinação, controla o agendamento de doses subsequentes, identifica os pacientes faltosos e usuários especiais, monitora eventos adversos pós-vacinas e evita duplicidade e perda de informações”, explicou a enfermeira Thomasia Maia.
O trabalho de cadastramento de pacientes no novo sistema terá início nas próximas semanas.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu
0 Comentários