Últimas

6/recent/ticker-posts

1ª Audiência Pública sobre Requalificação das Praças em S. A. de Jesus concentra grande nº de pessoas na Câmara Municipal




Nas últimas semanas, o processo de requalificação das Praças na cidade de Santo Antônio de Jesus tem sido alvo de grandes debates. Após o início de algumas reformas em espaços públicos do município, a população foi surpreendida com um grande número de árvores derrubadas e desrespeito à sua memória cultural. Sendo assim, o Conselho Municipal de Meio Ambiente - CODEMA, através da solicitação de representantes da sociedade civil interessados em participar das tomadas de decisão à respeito das intervenções que vem sendo realizadas nas praças da cidade, promoveu a 1ª Audiência Pública sobre Requalificação das Praças e outros Espaços Públicos de Santo Antônio de Jesus. O momento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de uma média de 150 pessoas onde tiveram a oportunidade de expor suas inquietações e propostas, tornando a referida Audiência um momento histórico para a cidade.
A descentralização nas decisões da gestão pública foi um dos grandes objetivos a serem alcançados. O Sr. Valter Almeida, integrante do Grupo Ambientalista Nascentes – GANA, salientou a relevância do evento para a cidade, “sugiro aos presentes que continuem se envolvendo em outros momentos semelhantes a este, é de nosso direito e dever”, comentou. O evento contou com a presença de representantes da UFRB, UNEB, Associações de Moradores, CREA, ACESAJ, GANA, GAMBÁ, Sindicatos, Conselhos Municipais, Poder Público Municipal, Câmara de Vereadores, estudantes e moradores, o que concedeu um caráter diversificado e democrático às discursões. Foram apresentadas, portanto, propostas que envolvem espaços para teatro, artesanato e apresentações culturais, ciclovias, arborização, dentre outras. Ficou clara a preocupação dos presentes com aspectos como iluminação, acessibilidade, quantidade de barracas a serem construídas e a elaboração participativa do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU, como documento fundamental para o planejamento da cidade. A ata desta reunião, juntamente com um abaixo assinado e os questionários para consulta aplicados a moradores serão encaminhados para o Ministério Público e outros órgãos.
Por fim, a plenária foi ouvida e concluídas as colocações, foi aberta a votação das seguintes propostas, para continuidade das ações:
1-Constituição de uma comissão livre que tenha acesso às decisões da gestão pública em temas semelhantes, a ser formada na próxima reunião;
2-Compromisso oficial da Prefeitura em aceitar o apoio técnico dos projetos atuais e dos projetos futuros de uma comissão com instituições competentes como CREA, GANA, GAMBA;
3-Elaboração de uma agenda de mutirões de plantio por toda a cidade;
4-Apresentação, por representante da Prefeitura, dos projetos das Praças Padre Mateus, Tiro de Guerra e São Benedito já agendada pelo Secretário de Infraestrutura, no dia 04/02, às 18h30min na Câmara Municipal de Vereadores.
Os objetivos principais dessa 1ª Audiência foram cumpridos, considerando que o canal para o diálogo com o poder público foi aberto e foram obtidas propostas que representam os anseios dos mais diversos grupos sociais. Bastante emocionada, a plenária comemorou o ato, demonstrando total interesse em continuar participando e decidindo junto ao poder público o futuro da cidade de Santo Antônio de Jesus.

Assessoria de Comunicação- GANA.

Postar um comentário

0 Comentários