
Estima-se que três em cada quatro mulheres que menstruam já passaram por um dos tipos da Tensão pré-menstrual (TPM), que pode causar tensão e ansiedade, depressão, alteração de humor, insônia, choro fácil entre outros problemas. Segundo o especialista em controle e estresse, Mário Fábio Coghi, outro complicador da tensão é o calor excessivo, que aumenta o metabolismo do corpo e piora alguns problemas já comuns nesta fase. A mulher se sente ainda mais incomodada com a retenção de líquido e inchaço comum nos dias mais quentes. O especialista diz que mudanças práticas no estilo de vida podem ajudar a reduzir ou controlar os sinais e sintomas da TPM, que podem trazer uma série de problemas para a rotina da mulher. Saiba algumas dicas para reduzir os efeitos da TPM em dias quentes:
Abuse dos líquidos
Segundo Coghi, pernas inchadas e com marcas de pressão das meias ou sapatos podem significar retenção de líquido. Neste caso, é importante abusar da água para manter o corpo hidratado e fazer com que o sangue circule melhor.
Reduza o estresse
No Brasil, uma tecnologia não medicamentosa conhecida como cardioEmotion (www.cardioemotion.com.br) traz resultados comprovados no controle do stress, ansiedade e depressão. Os jogos do cardioEmotion – instalados no computador – são exercícios controlados pela concentração e respiração com resultados comprovados para alcançar o equilíbrio emocional. Segundo o especialista, apenas alguns minutos de treinos por dia são suficientes para diminuir os sintomas da TPM.
Evite exposição excessiva ao sol
No verão, é quase impossível evitar a exposição ao sol. Mas durante os dias de TPM evite tomar sol entre os horários mais quentes do dia – das 11h às 15h30. A alta temperatura pode intensificar os sintomas e aumentar os incômodos. Se você estiver de férias na praia e não quiser perder um dia de verão, procure um local coberto para aproveitar o dia nos horários em que o sol estiver mais forte, sem tirar a graça de estar ao ar livre.
Exercícios também durante a TPM
Fazer atividade física durante o ciclo menstrual é bem recomendada. Estudos mostram que apesar de aumentar o metabolismo do corpo, os exercícios melhoram os níveis de endorfina, serotonina e outras substâncias químicas relacionadas ao prazer.
0 Comentários