Últimas

6/recent/ticker-posts

SAJ: Exame Preventivo. Quem se ama faz!


A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus,  atravĂŠs da Secretaria de SaĂşde,  realiza todas as terças-feiras no Centrosaj o Exame Preventivo.
Segundo a Enfermeira Chefe, responsĂĄvel pelo exame, Maria Antonia de Argolo Souza, “sĂŁo atendidas cerca de 20 mulheres somente no perĂ­odo da manhĂŁ. AlĂŠm do Exame Preventivo, realizamos  PrĂŠ-natal e Planejamento Familiar.  Antes de iniciarmos os procedimentos ĂŠ realizada uma mine palestra proferida pelas alunas do 6Âş semestre de Enfermagem da Universidade Federal do RecĂ´ncavo da Bahia que estĂŁo em perĂ­odo de estĂĄgio, sob a coordenação das docentes Lilian Almeida e Ellen Alcântara, esclarecendo dĂşvidas das pacientes”, concluiu.
“Isso ĂŠ possĂ­vel graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a UFRB, proporcionando  esse estĂĄgio Ă s alunas de Enfermagem, preparando-as e qualificando-as para o mercado de trabalho”, afirmou Maria Antonia.
A SecretĂĄria de SaĂşde, Laurijane MercĂŞs, ressalta  que “a prevenção ĂŠ a maior arma contra os cânceres de colo de Ăştero e mama. Todas as mulheres com vida sexual ativa,  gestantes e  virgens devem fazer o exame que serve como mĂŠtodo de diagnĂłstico para o câncer ou possĂ­veis alteraçþes no canal vaginal. O exame ĂŠ sigiloso, simples e nĂŁo dĂłi e pode ser realizado nas Unidades de SaĂşde do MunicĂ­pio que dispĂľe de profissionais capacitados para realizar o procedimento”. Exame Preventivo. Quem se ama faz! (Gelly Sampaio ASCOM/PMSAJ)