![]() |
| Ritual bizarro na Indonésia faz com que moradores desenterrem seus parentes mortos para higienizar seus corpos. |
Todos nós sabemos que quando uma pessoa morre, ela se eterniza em nossa mente e em nosso coração. Mas na Indonésia, o respeito e o carinho pelos falecidos são demonstrados de uma forma nao muito convencional.
Algumas famílias participam de um ritual um tanto quanto diferente: elas desenterram os corpos de parentes falecidos para serem higienizados: os corpos são lavados e suas roupas são trocadas.
Isso se dá para todos os falecidos. Através das imagens, você pode conferir o esqueleto de um bebê que está com um vestido e uma boneca a seu lado.
Os caixões que estão estragados são consertados ou substituídos por outros de melhores condições, e os falecidos são levados para uma caminhada pela aldeia, seguindo em caminhos retos. Esse ritual é conhecido como “MaiNen”e ou “A Cerimônia de Limpeza dos Cadáveres”, e é realizado no mês de Agosto.
Segundo as crenças Torajan, quando uma pessoa morre, esta deve retornar para sua aldeia de origem, e, a partir disso, todas as pessoas que falecem em locais diferentes da sua aldeia de origem, devem ter os seus corpos buscados por familiares, a fim de que possam ser guiados no caminho de volta para casa.
Antigamente as pessoas temiam uma viagem, pois se morressem poderiam não retornariam para suas aldeias de origem.
