
Um fungo adaptĂĄvel a muitos habitat encontrado por cientistas argentinos pode se tornar uma alternativa interessante para combater a dengue e chikungunya, duas epidemias virais e sem vacinas comerciais. De acordo com os pesquisadores, o Leptolegnia chapmanii se mostrou eficaz em destruir as larvas do Aedes Aegypti e de outras 14 espĂŠcies de mosquitos. "Procuramos um inseticida biolĂłgico capaz de ser formulado para o controle da propagação", explicou Ă AFP Juan GarcĂa, doutor em CiĂŞncias Naturais encarregado da pesquisa na Universidade Nacional de La Plata. A descoberta foi feita quando o grupo realizava trabalhos de campo sobre microorganismos que se reproduzem em ĂĄguas paradas.
"Nós o cultivamos em meios artificiais, começamos os testes de campo para determinar seu poder mortal e comprovamos que não afeta em nada nenhuma espÊcie de peixes, rãs ou outros seres vivos aquåticos, afeta apenas as larvas destes mosquitos", disse.
O fungo Ê capaz de matar o inseto apenas em sua fase aquåtica e na fase de larva, na qual permanece por 10 dias. A dengue Ê uma doença viral tropical que pode ser mortal em sua variação hemorrågica. Jå a febre chikungunya, que tem sintomas muito parecidos com a primeira e Ê transmitida pelo mesmo vetor, foi declarada em julho como epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que denominou de "grave" a situação nas AmÊricas, onde foram reportados 5.000 casos.