![]() |
| Beber no dia seguinte ajuda na eliminação do formol gerado na ressaca |
Quem jĂĄ experimentou beber demais sabe das dores provocadas por uma cura para a ressaca. As receitas sĂŁo muitas. Ovos crus, beber ĂĄgua, chocolate ou sanduĂche de bacon. Mas a resposta pode estar numa antiga dica: continuar bebendo.
Adam Rogers, autor ddo livro "Proof: the Science of Booze" (Prova: a ciĂŞncia das bebidas), acredita que continuar na farra faz vocĂŞ se sentir melhor.
Mas por que ele isso acontece? Toda bebida alcoĂłlica contĂŠm, assim como o etanol, pequenos vestĂgios de metanol tĂłxico, que ĂŠ transformado no organismo em formaldeĂdo componente do formol), um veneno usado como conservante em alguns laboratĂłrios.
Em doses elevadas, metanol pode provocar cegueira ou atÊ mesmo a morte. Os mÊdicos tratam envenenamento por metanol dando doses de etanol para evitar sua transformação em formol.
Segundo o autor, se o envenenamento por metanol ĂŠ, em parte, responsĂĄvel pela ressaca, uma bebida na manhĂŁ seguinte pode aliviar os sintomas. Mas Rogers diz que sua teoria ĂŠ apenas uma hipĂłtese.
Ăgua nĂŁo adianta
O antigo mito de que ĂĄgua e reidratação melhoram a ressaca, segundo Adam Rogers, parece nĂŁo ter base cientĂfica. Para ele, mesmo se livrando da desidratação o paciente continua de ressaca.
A psicofarmacologista Lauren Owen, da Universidade de Keele, na GrĂŁ-Bretanha, e membro do Grupo de Pesquisa em Ălcool, concorda que hĂĄ algum apoio cientĂfico para a idĂŠia.
Segundo a professora, em declaração ao inglĂŞs Mail Onlione, o ĂĄlcool age sobre uma sĂŠrie de substâncias quĂmicas no cĂŠrebro para aumentar a sensação de prazer.
