
Uma rebelião que ocorreu na madrugada desta sexta-feira (23) no Conjunto Penal de Itabuna deixou um morto e 17 feridos. Dois grupos rivais se enfrentaram e parte das celas foram destruídas. De acordo com a a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), os grupos rivais estavam separados nos pavilhões 1 e 2 da penitenciária e um muro dividia as duas unidades. Os presos derrubaram a barricada e se enfrentaram.
Alguns presos foram socorridos na unidade médica da unidade e outros doram socorridos em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Alguns presos foram encaminhados para o Hospital de Base de Itabuna.
Parte da estrutura dos pavilhões ficou completamente destruída e por conta da depredação parte dos internos será transferido. A situação foi controlada apenas por volta de 11h, com o apoio de guarnições da Polícia Militar. Participaram da ação a Cipe Cacauira, do Comando Especial 15º Batalhão e da Tropa Especial Rondesp do 2º CPR
*Bocão