Na manhã desta segunda-feira, (28), aconteceu a primeira audiência pública para tratar sobre os cursos tecnológicos que serão implantados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e foi organizado pela Comissão de Educação do Legislativo, onde estiverem presentes a reitora do IFBA, professora Aurina Santana, vereadores Drº Francisco Freire, Cristiano Senna e Uberdan Cardoso, que presidiu a sessão e coordenou os trabalhos.
Diversas autoridades municipais também participaram e demonstraram o apoio na construção da Instituição. Joanito Barbosa, Chefe de Gabinete, que representou o prefeito Humberto Soares Leite, enfatizou o compromisso assumido pela atual gestão, quando todos os esforços foram feitos pelo prefeito junto com a Secretaria de Educação, para dar continuidade a obra. Barbosa, aproveitando o ensejo, agradeceu a reitora Aurina Santana, em nome do prefeito Humberto Leite, pelo empenho e dedicação pessoal, na condução do projeto de implantação do IFBA em nossa cidade.
A Secretária Municipal de Educação, Ely Mary Bittencourt, destacou os resultados da última audiência ocorrida em Salvador, quando recebeu do prefeito municipal, orientações para junto a outros órgãos da cidade traçar atividades que mostrem para a população a importância do IFBA.
Uberdan Cardoso, falou da importância dos avanços na educação, principalmente nos últimos anos no país. O Deputado Federal Emiliano José, relatou as mudanças ocorridas no cenário da educação no Brasil, quando, segundo ele, depois da eleição de um operário, voltou-se integralmente os esforços para abertura de novos cursos profissionalizantes e universidades no país.
Na reunião ficou determinado que os presentes na plenária, iriam escolher quais as modalidades de cursos seriam implantadas em Santo Antonio de Jesus, já que existe a previsão para conclusão das obras ainda no segundo semestre.
A reitora Aurina Santana, que inclusive, estará deixando o cargo depois de dois mandatos consecutivos à frente da instituição, falou do crescimento provocado pelo IFBA, nos municípios sede e a inclusão social alcançada com a inserção de novos alunos no mercado de trabalho.
Aurina, que é oriunda do próprio Instituto, fez questão de relatar sua experiência junto as diversas comunidades que recebem este tipo de investimento. “Santo Antonio de Jesus, sem dúvidas, viverá outra realidade, estamos trabalhando na implantação de cinco novos centros, que são frutos de muita luta da sociedade civil junto com os Governos Federal, Estadual e Municipal”, disse. A casa ficou pequena para o número de estudantes, professores e representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, que tiveram a oportunidade de indicar quais os cursos serão implantados em Santo Antonio de Jesus: comércio, moda, logística, eletricidade, mecânica, meio ambiente, edificações, petróleo e gás, segurança no trabalho, farmácia e tantos outros foram bastante sugeridos. A decisão final caberá à direção da Instituição, que deverá também divulgar o período de inscrição para as vagas que serão abertas. O prédio do IFBA, está sendo erguido junto à Secretaria Municipal de Obras, no Bairro do Cajueiro. Gelly Sampaio (ASCOM/PMSAJ)
0 Comentários