O FBI divulgou que a apuração do caso é criminal, mas que tem "potencial de ser uma investigação terrorista".
O FBI divulgou que a apuração do caso é criminal, mas que tem "potencial de ser uma investigação terrorista". O nível de segurança foi elevado nas cidades de Nova York e na capital, Washington. As explosões ocorreram às 15 h (horário local), dia de feriado estadual.
A Maratona de Boston é um dos principais eventos desportivos norte-americanos, com cerca de 27 mil corredores e milhares de espetadores. As explosões ocorreram cerca de três horas após os vencedores da prova terem cruzado a linha de chegada.
Imagens gravadas de um helicóptero exibiram grandes manchas de sangue no asfalto na popular região de compras e turismo conhecida como Back Bay.
Os serviços de telefonia celular da cidade foram desativados, o espaço aéreo de Boston foi declarado zona de exclusão e até o perímetro de segurança da Casa Branca foi expandido. As autoridades norte-americanas enfatizaram que as medidas tinham caráter preventivo.
“Conclusões precipitadas”
Em pronunciamento, o presidente Barack Obama disse que o país investigará “a fundo” as explosões. “Não se enganem: chegaremos ao fundo disso. Descobriremos quem fez isso e por qual motivo. Quaisquer indivíduos ou grupos responsáveis irão à Justiça”, afirmou.
Obama não fez nenhuma menção a um possível atentado terrorista e pediu ainda que os cidadãos não tirem conclusões precipitadas. O presidente garantiu que está em contato com o governador de Massachusetts, Deval Patrick, e com o prefeito de Boston, Tom Menino, para assegurar que eles terão todos os recursos federais necessários para cuidar das vítimas e investigar as explosões.
Mais de 23 mil pessoas se inscreveram para a maratona deste ano. As explosões perto da linha de chegada ocorreram quase simultaneamente. Muitas das vítimas foram mutiladas na explosão, que também estilhaçou janelas. As bombas estavam a cerca de cem metros de distância uma da outra
com informações do Correio da Bahia