Últimas

6/recent/ticker-posts

Entenda o fenômeno que arrancou o telhado de teatro em Patamares e causou susto

Entenda o fenômeno que arrancou o telhado de teatro em Patamares e causou susto
Crédito da Foto: leitor/Aratu On
Um redemoinho arrancou o telhado do Teatro Diplomata, no bairro de Patamares, durante a chuva do final da manhã desta quarta-feira (22/1). A ação do fenômeno foi filmada por uma pessoa que estava em um prédio próximo. Nas imagens, é possível ver as telhas sendo "arrastadas" e "voando" em seguida. Desde então, as imagens surpreendentes, viraram assunto nas redes sociais.



Mas, o que exatamente aconteceu? Internautas citaram grandes fenômenos atmosféricos como tornado ou ciclone, na tentativa de adivinhar. Trata-se de um vendaval, expressão francesa que significa vento de baixo. O meteorologista da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Ricardo Rodrigues, explica que o fenômeno aconteceu por causa da intensificação de ventos do período de chuva. "Esse vendaval aconteceu por causa do movimento circulatório do vento, cujo fluxo pode em dado momento aumentar devido a diferenças de pressão atmosférica", descreve.



Já a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Cláudia Valéria, diz que vendavais são comuns em Salvador, em qualquer época do ano, até mesmo nos dias ensolarados. "É associado a mudança de temperatura e a ventania em pontos específicos". O fenômeno é mais registrado em Salvador nos meses de julho e agosto, períodos chuvosos, ou quando há influência de algum fenômeno de grande escala.



O meteorologista da Codesal também nega que o fenômeno do vídeo seja um tornado, como especulado pelos internautas nas redes sociais. "Apenas ocorre em áreas planas, sendo impossível ocorrer no ambiente urbano", explica. 

Postar um comentário

0 Comentários