Últimas

6/recent/ticker-posts

STF autoriza transferĂȘncia de Geddel Vieira Lima para Salvador

STF autoriza transferĂȘncia de Geddel Vieira Lima para Salvador
Foto: Valter Campanato/AgĂȘncia Brasil.
O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) deverĂĄ ser transferido de um presĂ­dio em BrasĂ­lia para Salvador nos prĂłximos dias. A determinação foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, concedida na Ășltima sexta-feira (6).

A decisĂŁo de Fachin atendeu a um pedido de defesa de Geddel, que estĂĄ desde 2017 preso no Complexo PenitenciĂĄrio da Papuda. Agora, ele passarĂĄ a cumprir pena no Centro de Observação Penal (CO), na capital baiana. O pedido de transferĂȘncia foi feito pela defesa em junho, sob argumento de maior proximidade com a famĂ­lia.

Ministro nos governos de Lula e Temer e ex-vice-presidente da Caixa EconÎimica Federal, o emedebista foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão em regime fechado por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhÔes encontrados em malas de dinheiro e caixas em um apartamento em Salvador.

Ao autorizar a transferĂȘncia, Fachin esclareceu que Geddel responde a mais cinco processos em BrasĂ­lia, mas nĂŁo Ă© alvo de outro mandado de prisĂŁo em aberto. O ministro destacou ainda que Geddel trabalha voluntariamente na prisĂŁo desde abril deste ano e faz cursos Ă  distĂąncia, alĂ©m de ler no presĂ­dio.

O ministro do STF determinou ainda que a 2ÂȘ Vara Federal da Bahia acompanhe o cumprimento da pena, mas deverĂĄ consultar a corte sobre indulto, anistia, liberdade condicional ou qualquer mudança do regime da pena.

Geddel Vieira Lima terå direito à progressão de regime após 29 meses de prisão, ou seja, em meados de março de 2020.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios