Últimas

6/recent/ticker-posts

‘Rei Arthur’ confirma pagamento de propina para Rio sediar Olimpíada de 2016

‘Rei Arthur’ confirma pagamento de propina para Rio sediar Olimpíada de 2016
Foto: Reprodução/TV Globo
Preso na última sexta-feira (25) nos Estados Unidos por falta de visto, o empresário Arthur Menezes Soares Filho, o “Rei Arthur”, confirmou, ao negociar um acordo de delação premiada, o pagamento de propina para a escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016, informa O Globo.
Foi justamente o acordo de colaboração, em andamento no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que evitou sua deportação para o Brasil. O empresário foi liberado horas depois de ser detido, segundo seu advogado.
Conforme as investigações, Arthur Menezes utilizou a offshore Matlock Capital Group para transferir US$ 2 milhões para a conta de Papa Diack, filho de Lamine Diack, então presidente da Federação Internacional de Atletismo, a maior federação olímpica, de uma conta nos EUA.
Outros US$ 10,4 milhões foram repassados para o então governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, via doleiro Renato Chebar, na conta do EVG Bank.
Dono do grupo Facility, o “Rei Arthur” era um dos principais prestadores de serviços terceirizados no governo Cabral, em áreas como limpeza, segurança, alimentação e saúde.
As investigações apontam que a empresa participava de licitações fraudadas e depois repassava valores dos contratos, de forma ilícita, a autoridades do Legislativo e do Executivo fluminense.
*Bahia.Ba

Postar um comentário

0 Comentários