Últimas

6/recent/ticker-posts

PF cumpre 15 mandados por fraudes no INSS na Bahia e Sergipe

PF cumpre 15 mandados por fraudes no INSS na Bahia e Sergipe
Uma quadrilha que praticava fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco ĂŠ alvo da Operação Caduceu, deflagrada na manhĂŁ desta quarta-feira (9). O prejuĂ­zo estimado aos cofres pĂşbicos supera os R$ 7 milhĂľes, relativos a pelo menos 140 benefĂ­cios com constatação de fraude. Os nĂşmeros ainda podem se mostrar superiores com o avanço das investigaçþes. 

Estão sendo cumpridos 15 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, em Salvador e Camaçari, na Bahia, e em Aracaju, Sergipe. A ação Ê comandada pela Polícia Federal (PF) e pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do MinistÊrio da Economia.

De acordo com a PF, este grupo criminoso ĂŠ liderado por um dos maiores fraudadores da histĂłria do INSS. Ele atuava como estelionatĂĄrio desde a dĂŠcada de 1980 e responde a diversos processos penais e diversos inquĂŠritos policiais por fraudes.

As fraudes eram executadas em dois momentos: primeiro eram criados vĂ­nculos empregatĂ­cios fictĂ­cios, inseridos no Cadastro Nacional de Informaçþes Sociais (CNIS) por meio de GFIP’s extemporâneas, para comprovação da qualidade de segurado.

ApĂłs isso, eram utilizados documentos mĂŠdicos falsos com o objetivo de simular patologias para obtenção de benefĂ­cios previdenciĂĄrios, em especial o auxĂ­lio-doença e a aposentadoria por invalidez. 

Para conseguir realizar a fraude, a organização criminosa contava, dentre outros, com um tÊcnico em contabilidade, um servidor do INSS, alÊm de uma pessoa responsåvel por falsificar os laudos e relatórios mÊdicos utilizados pelos criminosos.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciårio, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

Correio da Bahia

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios