Últimas

6/recent/ticker-posts

Morre o ator e diretor Jorge Fernando, aos 64 anos

Morre o ator e diretor Jorge Fernando, aos 64 anos
Morreu neste domingo (27), aos 64 anos, o ator e diretor Jorge Fernando. Ele estava internado no Hospital CopaStar, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Jorge Fernando era diretor da TV Globo e seu Ăşltimo trabalho como diretor e ator aconteceu este ano, na novela das 19h “VerĂŁo 90”. Foi o retorno dele apĂłs dois anos afastado da TV, tempo em que se recuperou de um AVC.

Em nota, o Hospital Copa Star informou que ele morreu apĂłs dar entrada no fim da tarde deste domingo, devido a uma parada cardĂ­aca “em decorrĂŞncia de uma dissecção de aorta completa”.

Na Globo, Jorge Fernando dirigiu vĂĄrios sucessos, como as novelas “Rainha da Sucata” e “Alma GĂŞmea”.

Ator, diretor, escritor e humorista, Jorge Fernando foi um artista completo que ajudou a revolucionar a forma de se fazer televisĂŁo no Brasil. Seu primeiro contato com a arte de atuar foi ainda adolescente na escola onde estudava no MĂŠier, Zona Norte do Rio.

Na TV, ele estreou como ator em 1978, no seriado “Ciranda, Cirandinha”. Na dĂŠcada seguinte, Jorge Fernando trabalhou em vĂĄrias produçþes, mas foi do outro lado das câmeras, como diretor, que ele encontrou sua verdadeira paixĂŁo.

Desde entĂŁo, ele dirigiu 34 novelas, minissĂŠries e seriados. Sua estreia como diretor foi em “Coração Alado”, de Janete Clair, em 1980.

Um dos seus sucessos mais marcantes foi “Guerra dos Sexos”, que tinha como protagonistas Fernanda Montenegro e Paulo Autran. Por seu trabalho na trama das 19h, ele foi premiado pela Associação Paulista de CrĂ­ticos de Arte como o melhor diretor, em 1983, ao lado de Guel Arraes.

É de “Guerra dos Sexos” a cena clĂĄssica do cafĂŠ da manhĂŁ, uma das mais importantes da teledramaturgia brasileira. Quase 30 anos, ele teve a chance de fazer tudo de novo, quando dirigiu o remake da novela, em 2012.

Na dĂŠcada de 1990, muitas novelas dirigidas por ele marcaram uma geração. Como “Rainha da Sucata”, “Vamp”, “Deus nos Acuda” e “A PrĂłxima VĂ­tima”, que fez o Brasil parar no Ăşltimo capĂ­tulo, Ă  espera da revelação de quem era o grande assassino.

AlĂŠm das novelas, Jorge Fernando tambĂŠm fez histĂłria no humor. Com “Sai de Baixo”, ele levou o teatro de volta Ă  TV e obrigou muita gente a dormir mais tarde nos domingos.

Um de seus sucessos mais recentes foi “Alma GĂŞmea”, em 2005. Foi uma das novelas das 18h com melhor mĂŠdia de audiĂŞncia da histĂłria da Globo.

Depois de uma longa temporada com diretor, Jorge Fernando voltou a atuar em 2011, no seriado “Macho Man”. Da TV para o teatro, dirigiu ClĂĄudia Raia no musical “NĂŁo Fuja da Raia”.

Mas foi no espetĂĄculo “Boom” que ele fez o que sabia de melhor: cantou, dançou e deu vida a vĂĄrios personagens.

Foi o ensaio geral para a peça autobiogrĂĄfica, “Salve Jorge”. No espetĂĄculo, Jorge Fernando reuniu histĂłrias que marcaram sua trajetĂłria profissional. TV, cinema e teatro juntos, recontando com muito humor um pouco da histĂłria de um dos maiores nomes da cultura brasileira.

*G1

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios