Últimas

6/recent/ticker-posts

Suspeita de chefiar organização criminosa na Bahia, dama de Copas do Baralho do crime é presa em SP

A Dama de Copas do Baralho da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) foi presa, nesta quarta-feira (25), em Mogi das Cruzes, em São Paulo. Recentemente, a polícia teria obtido informações que Jasiane Silva Teixeira, conhecida como Dona Maria ou Tia, passou a conviver maritalmente com um homem, que lidera o braço financeiro de uma facção criminosa no Leste Paulista. Ela foi detida por uma equipe da Força Tarefa da Polícia Civil da Bahia, formada por investigadores do Draco, DIP e Depin (9a e 10a Coorpin's).

A suspeita possui mandado por condenação em conquista, pela prisão de 2008 por tráfico e porte, mandado por condenação em Jequié, por homicídio.

Segundo a polícia, em 2008 Jasiane foi presa em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma junto com o companheiro e o sobrinho do padrasto, acusado de ser um dos traficantes mais antigos da região Sudoeste.

No ano de 2009, o companheiro da suspeita, conhecido como Pezão, cumpria pena no Presídio de Jequié quando teria ordenado a morte de um agente penitenciário, e Jasiane, que já estava em liberdade, teria colaborado com a ação, fornecendo as armas e apoio logístico aos executores, que morreram em confronto com a polícia horas depois.

Após a soltura de Pezão, o casal se mudou para o sul da Bahia, de onde teria continuado comandando a distribuição e venda de drogas na região sudoeste e ordenando mortes de rivais na disputa por territórios.

Ainda de acordo com a polícia, com a morte de Pezão, em 2014, durante confronto com policiais civis de Vitória da Conquista em Santa Cruz Cabrália, a suspeita consegue fugir e assume a liderança de uma organização criminosa. Após ser colocada no Baralho do Crime em 2017, Jasiane se alia a integrantes de outras organizações e passa a comandar a distribuição de armas e drogas não só na região sudoeste, mas em grande parte do Estado.

No ano de 2018, a PC de Conquista apreendeu uma aeronave usada pela organização criminosa para trazer drogas e armas diretamente da Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru. Dona Maria seria uma das operadoras da rota internacional de drogas.

Postar um comentário

0 Comentários