Últimas

6/recent/ticker-posts

Novas regras da CNH entram em vigor nesta segunda

As alteraçþes pode gerar uma economia a quem pretende ingressar numa autoescola. Foto: Reprodução/Radar Nacional
A partir desta segunda-feira (16) vĂŁo começar a ser aplicadas as novas regras para formação de condutores. As mudanças vĂŁo desde o uso do simulador em aulas, atĂŠ novos preços para tirar a primeira CNH. 

As alteraçþes estĂŁo de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolvem tambĂŠm novas regras como alteração de aulas noturnas, na  carga horĂĄria e no curso prĂĄtico.

AlĂŠm disso, haverĂĄ mudanças para tirar habilitação de condução de ciclomotores, as chamadas “cinquentinha”. Confira as principais alteraçþes, os documentos necessĂĄrios para emitir a CNH e como fica agora o valor do processo para tirar a primeira habilitação. Confira as principais mudanças:

Simulador 

Com a nova norma, não serå mais necessårio usar o simulador para adquirir uma carteira da categoria B, sendo que agora, o candidato poderå escolher realizar atÊ cinco horas/aula em simulador. Mas, este deve estar disponível na autoescola. Essas simulaçþes deverão ser feitas antes das aulas pråticas.

Aulas noturnas

Tanto para a categoria “A” quanto para categoria “B”, a exigĂŞncia das aulas noturnas cairĂĄ para carga horĂĄria de 1 hora prĂĄtica. Antes, esse valor era correspondente a 20% sobre o total da carga horĂĄria.

Curso prĂĄtico 

Como mencionado anteriormente, o uso de simulador se torna opcional. Com isso, a carga horĂĄria prĂĄtica para adquirir a categoria “B”, corresponde a 20 horas mĂ­nimas de aula. Mas, caso o candidato opte por fazer a simulação, essa carga horĂĄria cai para 15 horas mĂ­nimas.

Ciclomotores

A carga horåria para obter habilitação de ciclomotores (cinquentinha), tambÊm foi reduzida. Serå obrigatório cumprir, no mínimo, 5 horas de aulas pråticas. No teste, poderå ser utilizado veículo da própria autoescola ou do candidato.

Com o objetivo de facilitar na hora de conseguir a Autorização para Conduzir Ciclomotores, 12 meses após a nova regra, os candidatos podem optar por não realizar aulas, apenas exames. Em caso de reprovação, serå necessårio aulas pråticas.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios