Seja bem-vindo. Hoje é
Search

Cérebros adultos também podem sofrer danos pelo vírus da zika a longo prazo, revela estudo

Foto: Alexandre Carvalho
Ao contrário do que se acreditava, o vírus da Zika também pode afetar cérebros de adultos. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em um estudo que explica complicações neurológicas apresentadas por adultos durante o surto da doença em 2015.



No trabalho, publicado na semana passada na revista especializada “Nature Communications”, os pesquisadores identificaram que alguns pacientes apresentaram confusão mental, perda de memória e até dificuldades motoras.



“Achávamos que o vírus infectava apenas os chamados precursores neuronais e os neurônios imaturos dos embriões em desenvolvimento”, contou Ferreira. “Agora constatamos que ele afeta também os tecidos adultos.”



A infecção pode apresentar desdobramentos a longo prazo, mas todos eles ainda não foram identificados, conforme reportagem do Estadão, que ainda destaca que os recentes cortes das bolsas do CNPQ e da Capes vão interferir e até interromper a continuidade da pesquisa.



mg notícias

O MG NOTICIAS.COM.BR é um blog de conteúdo noticioso, com Foco em todo tipo de notícias sobre Política, Economia, variedade, polícia, política, esporte, Saúde, tudo que é notícia está aqui. Está no ar desde o dia 04 de Janeiro de 2013.


0 thoughts on “Cérebros adultos também podem sofrer danos pelo vírus da zika a longo prazo, revela estudo