Últimas

6/recent/ticker-posts

Terremoto nas Filipinas deixa oito mortos e dezenas de feridos

Ao menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas neste sĂĄbado, 27, devido a dois terremotos que sacudiram vĂĄrias ilhas do norte das Filipinas, informaram as autoridades locais.

Os terremotos ocorreram com algumas horas de intervalo na provĂ­ncia de Batanes, um grupo de pequenas ilhas situadas ao largo de Luzon, a maior ilha do paĂ­s. A imprensa local divulgou imagens de prĂŠdios destruĂ­dos.

Famílias inteiras em pânico abandonaram suas residências, enquanto nos hospitais os pacientes eram removidos para espaços abertos para protegê-los de eventuais desabamentos.

Equipes de resgate jå atuam na busca de sobreviventes e corpos sob os escombros. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, os terremotos atingiram 5,4 e 5,9 graus de magnitude, e não houve alerta de tsunami.

O primeiro tremor ocorreu por volta das 04h15 local (17h15 de BrasĂ­lia de sexta-feira, 26), e o segundo foi registrado quatro horas depois.

O prefeito RaĂşl de Sagon disse Ă  AFP que oito pessoas morreram e ao menos 60 ficaram feridas, sem precisar a gravidade dos casos.

O oficial da polícia Uzi Villa informou que devido ao horårio do primeiro terremoto a maioria da população ainda estava em casa. "Viram como as casas sacudiam, algumas paredes cederam e as casas caíram sobre seus ocupantes".

Segundo Villa, "algumas pessoas morreram porque estavam dormindo, jĂĄ que ocorreu em plena madrugada".

As Filipinas integram o chamado "CĂ­rculo de Fogo", um arco com intensa atividade sĂ­smica que se estende do JapĂŁo ao sudeste asiĂĄtico atravĂŠs do Oceano PacĂ­fico.

Em abril, um terremoto de 6,3 graus matou 11 pessoas em uma zona situada ao norte de Manila.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios