Últimas

6/recent/ticker-posts

Rui assina decreto que regulamenta reconhecimento de terras devolutas na Bahia

Foto: Divulgação
Com objetivo de fortalecer cada vez mais a integração entre estado e municĂ­pios na regulação da malha fundiĂĄria, o governador Rui Costa assinou, nesta quarta-feira (31), um decreto que regulamenta o reconhecimento de domĂ­nio de terras devolutas em 67 municĂ­pios baianos. A assinatura foi realizada durante a entrega da reforma do AuditĂłrio ZezĂŠu Ribeiro, localizado na antiga sede da Fundação LuĂ­s Eduardo MagalhĂŁes (Flem), onde hoje funciona a Secretaria de Administração PenitenciĂĄria (Seap), na 3ÂŞ Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 


O documento estimula os mecanismos de Regulação pelo Estado, uma vez que a Coordenação de Desenvolvimento AgrĂĄrio (CDA), vinculada Ă  Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), enfocarĂĄ as atividades de validação e fiscalização dos trabalhos de campo a serem realizados pelo poder pĂşblico municipal. 


"Consagramos uma polĂ­tica pĂşblica de descentralizar o planejamento urbano e a regularização fundiĂĄria urbana para os municĂ­pios da Bahia. Hoje um conjunto de municĂ­pios jĂĄ passa a fazer a regularização fundiĂĄria e o decreto garante o direito a todos. Basta haver a manifestação de interesse e formalização dos documentos. Todos serĂŁo atendidos, para passem a assumir a regularização urbana de cada municĂ­pio", explicou Rui. 



O governador destacou ainda que "o mais correto ĂŠ descentralizar essa gestĂŁo, porque mais do que o Estado, quem conhece e deve decidir sobre o destino de cada ĂĄrea urbana ĂŠ o ente municipal. Por isso, estamos tomando essa iniciativa de transferir essa polĂ­tica polĂ­tica para cada municĂ­pio. A partir do decreto assinado hoje, todos passam a ter o direito de solicitar isso formalmente e serĂŁo atendidos".




O secretĂĄrio Josias Gomes, tambĂŠm comentou que “o decreto confere mais segurança aos trabalhos de regularização fundiĂĄria em zona rural, a partir da delimitação e separação das zonas urbanas e suburbanas. Os municĂ­pios ganham com essa autonomia e vĂŁo poder fazer a organização fundiĂĄria de seus territĂłrios sem a intermediação dos Estados".




Para o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, a assinatura dá mais autonomia às Prefeituras na identificação e delimitação de seus limites. "É uma ação revolucionária e nunca antes vista na Bahia. Com isso, os municípios vão ter mais facilidade para regularizar o território e dar oportunidade para que milhares de pessoas que hoje vivem em uma moradia e não têm o direito de fazer a escritura e assegurar a posse daquele bem e viver muito mais tranquilamente".



MUNICÍPIOS
O decreto contempla os municípios de Adustina, Água Fria, Aporå, Barra, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Boa Nova, Bonito, Boquira, Buritirama, Caetanos, Cafarnaum, Camamu, Chorrochó, Conceição do CoitÊ, Correntina, Crisópolis, Cruz das Almas, Dårio Meira, Dom Macedo Costa, Gentio do Ouro, Guajeru, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Iraquara, Itaparica, ItapÊ, Itapicuru, Itiúba, Ituberå, Iuiu, Jaguaquara, Jiquiriçå, Lapão, Lajedinho e Madre de Deus.



Contempla tambĂŠm Maetinga, Malhada de Pedras, Mucuri, MuquĂŠm do SĂŁo Francisco, Nova FĂĄtima, Nova IbiĂĄ, Nova Itarana, Nova Soure, Novo Horizonte, Paramirim, Paripiranga, PiraĂ­ do Norte, Porto Seguro, Prado, Pres. Tancredo Neves, Riacho de Santana, Queimadas, Santa Cruz de CabrĂĄlia, Santa Luzia, SantanĂłpolis, Santa Terezinha, Santo AntĂ´nio de Jesus, SĂŁo DesidĂŠrio, Senhor do Bonfim, Tanque Novo, Teofilândia, Valença e Valente. 



REFORMA
Com investimento de mais de R$ 1 milhĂŁo, o AuditĂłrio ZezĂŠu Ribeiro agora possui 360 poltronas, novos camarins, sonorização e equipamento multimĂ­dia. As obras incluĂ­ram troca do carpete, reforma das poltronas, impermeabilização das calhas e cobertura, manutenção do sistema de ar-condicionado e adequação do sistema de segurança e combate Ă  incĂŞndio, com sprinkler, bombas de incĂŞndio, gerador. 



AlÊm disso, o forro e o telhado foram realizados e o espaço recebeu serviços de manutenção e adequação dos sanitårios para melhorar o acesso de pessoas com necessidades especiais.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios