Últimas

6/recent/ticker-posts

Governo realiza visita guiada com profissionais da imprensa na nova sede do Neojiba


A nova sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, estå recebendo os últimos retoques para ser inaugurada no dia 9 de julho. Nesta sexta-feira (28), durante uma visita guiada, profissionais da imprensa conheceram o espaço que conta com um sofisticado sistema de isolamento acústico, ideal para o desenvolvimento dos músicos.



Com investimento do Governo do Estado no valor de R$ 13,5 milhþes, a sede do programa estå instalada em årea de dez mil metros quadrados do Parque do Queimado, sendo mil metros quadrados de årea construída. O projeto da estrutura inclui uma sala de espetåculos para música de câmara, com capacidade para 140 pessoas; um prÊdio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores; um edifício com sala de ensaio de 180 e 300 metros quadrados; e outra construção com 15 salas de ensaio.

"Agora nossas crianças sabem que elas têm uma casa, com equipamentos equivalentes às melhores instituiçþes de ensino de música do mundo. Esse espaço irå transformar muito as expectativas com o nível de excelência que a gente faz. O Neojiba jå realizou milagres levando a orquestra Juvenil para vårias turnês internacionais, trabalhando com os melhores músicos do planeta e recebendo sempre críticas excelentes. Com essa nova sede, o nosso nível vai aumentar consideravelmente e esses resultados vão se multiplicar", afirmou o fundador e diretor geral do Programa Neojiba, Ricardo Castro.

Atualmente, o Neojiba reúne mais de 1.800 beneficiados, entre 6 e 29 anos, que participam das atividades em Salvador e municípios de 13 territórios de identidade do estado. O programa Ê uma ação de política pública do Governo, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e participação da sociedade e de entidades e empresas parceiras, nacionais e estrangeiras.

Presente na visita guiada, o secretĂĄrio da SJDHDS, Carlos Martins, destacou que o Neojiba ĂŠ um exitoso programa socioassistencial do Estado, que recupera a cidadania e forma crianças e adolescentes atravĂŠs da mĂşsica. “O programa faz com que o jovem em situação de vulnerabilidade social, principalmente de bairros mais populares, tenham uma oportunidade cidadĂŁ para buscar, atravĂŠs da mĂşsica, reconhecimento pessoal e profissional”, afirmou o gestor.

Tecnologia

AlÊm de toda a estrutura, a nova sede terå internet de alta velocidade, via fibra ótica. A ação foi viabilizada a partir de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa), que estå interligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Para a secretåria da Secti, AdÊlia Pinheiro, a tecnologia pode ser uma aliada poderosa no desenvolvimento dos músicos. "Esse Ê um elemento imprescindível para as açþes do Neojiba, permitindo que as pessoas nesse prÊdio recebam informaçþes de outros lugares do Brasil e do mundo, com velocidade e alta qualidade, contribuindo com imagens e todo o tipo de conteúdos para a formação desses jovens".

Neojiba

Fundado pelo maestro e pianista Ricardo Castro em 2007, o Neojiba jå atendeu mais de dez mil crianças, adolescentes e jovens, na capital e no interior do estado. O programa oferece atividades educativas, pedagógicas e sociais, com o objetivo principal de incentivar o desenvolvimento e a formação cidadã de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da música. O programa realizou mais de 1,3 mil apresentaçþes artísticas, com mais de 700 mil espectadores, em cidades do Brasil e dos Estados Unidos, alÊm de países da Europa.

RepĂłrter: TĂĄcio Santos

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios