Search

Governo realiza visita guiada com profissionais da imprensa na nova sede do Neojiba


A nova sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, está recebendo os últimos retoques para ser inaugurada no dia 9 de julho. Nesta sexta-feira (28), durante uma visita guiada, profissionais da imprensa conheceram o espaço que conta com um sofisticado sistema de isolamento acústico, ideal para o desenvolvimento dos músicos.



Com investimento do Governo do Estado no valor de R$ 13,5 milhões, a sede do programa está instalada em área de dez mil metros quadrados do Parque do Queimado, sendo mil metros quadrados de área construída. O projeto da estrutura inclui uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 pessoas; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores; um edifício com sala de ensaio de 180 e 300 metros quadrados; e outra construção com 15 salas de ensaio.

"Agora nossas crianças sabem que elas têm uma casa, com equipamentos equivalentes às melhores instituições de ensino de música do mundo. Esse espaço irá transformar muito as expectativas com o nível de excelência que a gente faz. O Neojiba já realizou milagres levando a orquestra Juvenil para várias turnês internacionais, trabalhando com os melhores músicos do planeta e recebendo sempre críticas excelentes. Com essa nova sede, o nosso nível vai aumentar consideravelmente e esses resultados vão se multiplicar", afirmou o fundador e diretor geral do Programa Neojiba, Ricardo Castro.

Atualmente, o Neojiba reúne mais de 1.800 beneficiados, entre 6 e 29 anos, que participam das atividades em Salvador e municípios de 13 territórios de identidade do estado. O programa é uma ação de política pública do Governo, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e participação da sociedade e de entidades e empresas parceiras, nacionais e estrangeiras.

Presente na visita guiada, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, destacou que o Neojiba é um exitoso programa socioassistencial do Estado, que recupera a cidadania e forma crianças e adolescentes através da música. “O programa faz com que o jovem em situação de vulnerabilidade social, principalmente de bairros mais populares, tenham uma oportunidade cidadã para buscar, através da música, reconhecimento pessoal e profissional”, afirmou o gestor.

Tecnologia

Além de toda a estrutura, a nova sede terá internet de alta velocidade, via fibra ótica. A ação foi viabilizada a partir de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa), que está interligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Para a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, a tecnologia pode ser uma aliada poderosa no desenvolvimento dos músicos. "Esse é um elemento imprescindível para as ações do Neojiba, permitindo que as pessoas nesse prédio recebam informações de outros lugares do Brasil e do mundo, com velocidade e alta qualidade, contribuindo com imagens e todo o tipo de conteúdos para a formação desses jovens".

Neojiba

Fundado pelo maestro e pianista Ricardo Castro em 2007, o Neojiba já atendeu mais de dez mil crianças, adolescentes e jovens, na capital e no interior do estado. O programa oferece atividades educativas, pedagógicas e sociais, com o objetivo principal de incentivar o desenvolvimento e a formação cidadã de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da música. O programa realizou mais de 1,3 mil apresentações artísticas, com mais de 700 mil espectadores, em cidades do Brasil e dos Estados Unidos, além de países da Europa.

Repórter: Tácio Santos


TAG

O MG NOTICIAS.COM.BR é um blog de conteúdo noticioso, com Foco em todo tipo de notícias sobre Política, Economia, variedade, polícia, política, esporte, Saúde, tudo que é notícia está aqui. Está no ar desde o dia 04 de Janeiro de 2013..


0 thoughts on “Governo realiza visita guiada com profissionais da imprensa na nova sede do Neojiba