Foto: Reprodução / G1 |
Apenas uma a cada nove celebridades digitais que do mundo fitness dão conselhos realmente corretos, segundo pesquisadores da Universidade de Glasgow, a partir de um estudo centrado em influenciadores britânicos que dão conselhos sobre dietas e condicionamento físico.
Durante a pesquisa foram levadas em consideração as figuras digitais mais populares do país. Os estudiosos examinaram se as alegações de saúde e de dieta feitas pelos influenciadores eram transparentes, confiáveis, nutricionalmente sólidas e incluíam referências baseadas em evidências.
Christina Sabbagh, uma das autoras do estudo, afirmou ao jornal britânico "The Independent" que esses blogueiros e blogueiras são potencialmente prejudiciais pois atingem um público amplo.
“Descobrimos que a maioria dos blogs não pode ser considerada uma fonte confiável de informações sobre o controle de peso, já que muitas vezes apresentam opiniões como se fossem fatos e não cumprem os critérios nutricionais do Reino Unido”, disse a cientista.
As conclusões do estudo foram apresentadas em um congresso sobre obesidade e demonstraram que, em muitos casos, as celebridades da internet falharam em dar informações nutricionais e explicar critérios de metas e consumode calorias que tiveram.
As análises mostram que os influenciadores faziam sugestões apoiadas na opinião pessoal, e não em evidências.
Foram analisadas também as últimas 10 refeições de cada blog para verificar o conteúdo de energia, carboidratos, proteína, gordura, gordura saturada, fibras, açúcar e sal.
A conclusão dos autores é que os canais na internet não possuem recursos confiáveis para o controle de peso "os blogueiros vão defender o seu direito à liberdade de expressão ao máximo, mas publicar conselhos que são um lixo é indefensável", analisa Tam Fry, presidente do Fórum Nacional de Obesidade.
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