Ministro da Saúde defende adoção de um novo modelo de rotulagem de alimentos - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Aqui você fica bem informado!

Post Top Ad

Ministro da Saúde defende adoção de um novo modelo de rotulagem de alimentos

Ministro da Saúde defende adoção de um novo modelo de rotulagem de alimentos

Share This
Foto: Agência Brasil
A adoção de um novo modelo de rotulagem de alimentos foi defendida pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Conforme a Folha de S. Paulo, a proposta é semelhante à defendida pela indústria, que busca emplacar a adoção de símbolos com cores para informar o teor de açúcar, sal e gordura.




Atualmente, o tema está em discussão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O último parecer do órgão, do final de 2018, no entanto, vai de encontro ao modelo defendido pelo ministro Mandetta, ainda segundo a Folha. Na época, documento feito com base na revisão de estudos nacionais e internacionais deu parecer negativo à proposta da indústria.



A agência defende que seja analisada a inclusão nos rótulos de um alerta capaz de informar, com frases, se um produto é “alto em açúcar”, por exemplo. Atualmente esse tipo de advertência já é adotado em alguns países, como o Chile.



Na avaliação de Mandetta, porém, a proposta é alarmista. “Tem dois olhares. Um é mais alarmista, que diz 'isso faz mal'. E outro é mais informativo, que diz que contém tanto de açúcar, e é mais visual. A minha primeira impressão é que cabe ao estado ser mais informativo”, argumentou o ministro da Saúde.



Mandetta ainda acredita que a proposta da Anvisa pode afetar questões culturais. “Vamos pegar o doce em compota, que é uma cultura brasileira. O que é aquilo? Uma calda saturada em açúcar. Vou falar para minha avó que aquilo ali não funciona? O que está em discussão é a quantidade de consumo”, defendeu.

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad