Após cirurgia de 20 horas, gêmeas ligadas pelo crânio são separadas em Brasília - Portal Mg Noticias

Portal Mg Noticias

Aqui você fica bem informado!

About Me

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Após cirurgia de 20 horas, gêmeas ligadas pelo crânio são separadas em Brasília

Após cirurgia de 20 horas, gêmeas ligadas pelo crânio são separadas em Brasília

Share This
Foto: Hospital da Criança de Brasília
Após uma cirurgia de 20 horas, médicos do Hospital da Criança de Brasília separaram as gêmeas Lis e Mel, que nasceram ligadas pelo crânio em junho de 2018. Segundo o Estadão, o estado das crianças ainda é considerado muito delicado. A equipe médica ressaltou que a recuperação das pacientes tem superado as expectativas.



Uma das gêmeas, Lis, já foi retirada do coma induzido. "Há ainda um longo período pela frente, mas o resultado obtido até o momento é muito bom. Estamos confiantes", afirmou o anestesiologista da equipe, Luciano Alves Fares.



O diagnóstico da condição das gêmeas ligadas pelo crânio (craniópagas) foi feio na 10ª semana de gestação, desde então uma equipe multidisciplinar liderada pelo neurocirurgião Benício Oton de Lima, acompanha o caso.



A ideia de fazer a cirurgia de separação foi  trabalhada desde a gestação. A estratégia cirúrgica, no entanto, foi definida no primeiro mês de vida dos bebês, a partir de exames que descartaram o risco de drenagem venosa compartilhada, ou seja, indicou que o sistema venoso de cada uma das gêmeas era independente, fato que permitia que a cirurgia fosse feita em apenas uma etapa.

Nenhum comentário:

Pages