Record supera Globo em investimentos do governo com publicidade no primeiro trimestre
A Rede Record, emissora do bispo Edir Macedo, superou a Globo em relação ao recebimento de investimentos do governo com publicidade nos três primeiros meses do governo Bolsonaro. Os dados foram constatados atravÊs de um levantamento do UOL, com base em informaçþes da Secom (Secretaria Especial de Comunicação), órgão ligado ao Planalto.
Com a promessa durante a sua campanha de reduzir gastos com a publicidade governamental, Bolsonaro atingiu em seus trĂŞs primeiros meses de governo um aumento de 63% nos investimentos na ĂĄrea. O dado ĂŠ um comparativo com o mesmo perĂodo de 2018. Em outros nĂşmeros, jĂĄ foram gastos atĂŠ agora cerca de 75,5 milhĂľes frente aos R$ 44,5 milhĂľes dos trĂŞs primeiros meses do ano passado.
Entre os gastos que compþem o montante, estão os repasses de verbas para empresas de comunicação do Brasil. O UOL tambÊm fez outro comparativo entre os anos de 2017 e 2019 e concluiu que ocorreu uma inversão destes repasses entre Globo, Record e SBT .
Em primeiro lugar em 2017, a Globo manteve a colocação em 2018 como veĂculo que mais recebeu verbas do governo, cerca de 5,93 milhĂľes entre janeiro e março. A Record aparecia em seguida com R$ 1,308 milhĂŁo e o SBT, em terceiro, com R$ 1,21 milhĂŁo.
JĂĄ em 2019 sob o governo Bolsonaro, a Record pulou para a primeira colocação, no mesmo perĂodo, com R$ 10,3 milhĂľes, um aumento de 659%. O SBT tambĂŠm pulou uma colocação e ficou em segundo com R$ 7,3 milhĂľes. A Globo passou de primeiro para terceiro, com uma verba na casa dos R$ 7,07 milhĂľes. Vale lembrar que Edir Macedo, dono da Record, declarou antes mesmo do primeiro turno seu apoio ao entĂŁo candidato Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2018.
Procurada pelo portal, a assessoria que representa o presidente declarou que os valores apresentados no levantamento sobre primeiro trimestre de 2019 sĂŁo referentes a contratos estabelecidos pelo ex-presidente Michel Temer.
"Primeiramente, ĂŠ necessĂĄrio esclarecer que os valores indicados pelo jornalista se referem aos pagamentos realizados pela veiculação de campanhas publicitĂĄrias autorizadas e executadas em anos anteriores, e, portanto, sem relação com os investimentos previstos para a publicidade em 2019”, informaram.
O UOL tambĂŠm tentou contato com a Record e o SBT para prestar esclarecimentos sobre o aumento do repasse de verbas, mas atĂŠ entĂŁo, nenhuma das emissoras responderam aos questionamentos apresentados pelo portal. BN
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