Coração é impresso em uma impressora 3D a partir de tecidos humanos - Portal Mg Noticias

Portal Mg Noticias

Aqui você fica bem informado!

About Me

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Coração é impresso em uma impressora 3D a partir de tecidos humanos

Coração é impresso em uma impressora 3D a partir de tecidos humanos

Share This
Coração é impresso em uma impressora 3D a partir de tecidos humanos
Foto: Reprodução / Getty Images
Um coração vivo que palpita a partir de tecido humano foi produzido com uma impressora 3D por cientistas da Universidade de Tel-Aviv, em Israel. Este marco da ciência pode possibilitar grandes mudanças na realização de transplantes no futuro. O estudo foi publicado nesta segunda-feira (15), na revista especializada Advanced Science.



O coração "está completo, vivo e palpita" e foi feito com "células e biomateriais do próprio paciente, conforme explicou o diretor da investigação, professor Tal Dvir. "É a primeira vez que se produz um coração com uma impressora 3D com o tecido humano de um paciente", disse. 



"Fizemos uma pequena biópsia do tecido adiposo dele, removemos todas as células e as separamos do colágeno e outros biomateriais, as reprogramamos para que sejam células-mãe e logo as diferenciamos para que sejam células cardíacas e células de vasos sanguíneos", explicou o cientista.



Segundo o Estadão, o passo seguinte foi processar os biomateriais para serem convertidos em biotinta. isto permitiu a impressão com as células. O produto final foi um coração de cerca de 3 centímetros, equivalente ao tamanho do de um rato ou de um coelho.



O pesquisador já traçou os próximos passos do estudo: "amadurecer este coração de modo que possa bombear". "No momento, "as células podem se contrair, mas o coração completo não bombeia. Precisamos desenvolvê-lo mais", esclareceu.

Nenhum comentário:

Pages