Últimas

6/recent/ticker-posts

O consumo de coco ajuda a emagrecer e beneficia a beleza


O consumo de coco ajuda a emagrecer e beneficia a beleza
                                               Foto: tassapon/Thinkstock/Getty Images (/)

Água, polpa e casca. Tudo se aproveita do coco, essa fruta tropical. Os benefícios tambÊm são diversos: hidratação, rejuvenescimento, saciedade e (quem diria) perda de peso! Mas Ê lógico que os resultados benÊficos dependem da quantidade ingerida de cada uma das partes do coco.

A ĂĄgua super-hidrata

Sem dĂşvida, o lĂ­quido retirado da fruta ainda verde ĂŠ um presente da natureza. Rico em vitaminas e minerais, hidrata e nutri o organismo no primeiro gole. “Isso acontece porque a ĂĄgua de coco tem uma composição prĂłxima ao do plasma sanguĂ­neo, sendo levada facilmente para dentro das cĂŠlulas”, explica a nutricionista Erika Almeida, da Ação Nutri Consultoria, em SĂŁo Paulo.

O resultado aparece na pele: “É uma bebida que ajuda a prevenir rugas, manchas e sinais do tempo”, afirma o mĂŠdico sanitarista e pĂłs-graduado em nutrologia Marcio Bontempo, de BrasĂ­lia. Autor do livro “O Poder Medicinal do Coco e do Óleo de Coco Extravirgem” (Ed. AlaĂşde), ele ressalta que a ĂĄgua tem vitamina E, antioxidante capaz de combater o excesso de radicais livres, os temidos inimigos da pele lisa.

Existe outro bom motivo para você ser fiel à ågua de coco: diurÊtica, reduz a retenção de líquido e o inchaço. E isso tambÊm ajuda a rejuvenescer. Mas vå devagar: apesar de ter poucas calorias (46 em um copo de 200 mililitros), não deve substituir a ågua pura. Beba no måximo três copos (600 mililitros) por dia. A ågua em caixinha Ê boa alternativa desde que livre de corantes e conservantes.

A polpa dĂĄ energia extra
Consumida apĂłs o exercĂ­cio, a ĂĄgua de coco repĂľe os sais minerais perdidos com o suor, especialmente potĂĄssio – um copo (200 mililitros) tem 500 miligramas do mineral usado na contração e relaxamento dos mĂşsculos. É por isso que muita gente que faz atividade fĂ­sica costuma adotĂĄ-la como um isotĂ´nico natural.

A polpa madura ĂŠ outra parte Ăłtima para quem malha. Mas, aviso: deve ser reservada para antes do treino, pois tem muitas calorias (354 em 100 gramas). “A vantagem da polpa ĂŠ funcionar como fonte de energia rĂĄpida, melhorando o desempenho fĂ­sico”, diz o mĂŠdico sanitarista Marcio Bontempo.

O Ăłleo seca a gordura
Assim como a polpa, o Ăłleo de coco nĂŁo ĂŠ magro. Ele tem 126 calorias em uma colher de sopa (15 mililitros). Mas veja sĂł: ĂŠ apontado como um Ăłtimo coadjuvante na perda de peso. Uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que aliar o produto a uma dieta de baixa caloria derrete sete vezes mais a gordura abdominal. O segredo? ExtraĂ­do da polpa madura, carrega principalmente gordura saturada. VocĂŞ leu certo: saturada!

A maior parte, no entanto, ĂŠ de triglicerĂ­deos de cadeia mĂŠdia – um tipo de gordura que, quando chega ao fĂ­gado, vira energia rapidamente e, por isso, nĂŁo ĂŠ acumulada na forma de gordura. JĂĄ o ĂĄcido lĂĄurico (outra substância presente no Ăłleo) tem ação anti-inflamatĂłria e antioxidante, deixando o organismo menos resistente Ă  perda de peso. “O Ăłleo de coco tambĂŠm aumenta a saciedade, diminui a liberação exagerada de insulina e favorece o bom funcionamento do intestino”, afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, em SĂŁo Paulo.

É pouco? O Ăłleo de coco ainda ĂŠ termogĂŞnico – ou seja, acelera a queima das gorduras estocadas. E ameniza a fissura por doce. Detalhe: prefira a versĂŁo prensada a frio. “Esse processo de fabricação preserva as propriedades benĂŠficas do Ăłleo, considerado um alimento funcional, que, alĂŠm de nutrir, previne doenças”, diz o mĂŠdico sanitarista Marcio Bontempo. Mas pode ser usado para cozinhar. Mesmo submetido ao calor intenso, mantĂŠm as propriedades terapĂŞuticas intactas. Use atĂŠ duas colheres de sobremesa por dia para preparar os alimentos, em substituição ao Ăłleo comum, ou cru na salada de fruta ou, ainda, batido no suco, no iogurte ou shake, deixando um suave sabor de coco. Prefere nĂŁo arriscar? Existe a opção do Ăłleo em cĂĄpsula – a recomendação ĂŠ consumir de duas a quatro unidades por dia.

A farinha ĂŠ campeĂŁ em fibras
Rica em fibras (2,5 gramas em uma colher de sopa/10 gramas), a farinha de coco tambĂŠm sacia e varre as toxinas para fora do organismo, favorecendo a dieta. Feita da pelĂ­cula marrom que faz parte da casca e com um pouco da polpa, tem uma dose menor de ĂĄcido lĂĄurico que o Ăłleo, mas ĂŠ outro derivado do coco capaz de manter o intestino saudĂĄvel. É livre de glĂşten, tem 54 calorias em uma colher de sopa e pode substituir parcialmente a farinha de trigo recomendada nas receitas de pĂŁes, bolos e tortas, sem o risco de deixar as preparaçþes pesadas ou ressecadas. Ao contrĂĄrio: “Levemente Ăşmida, a farinha de coco confere leveza e maciez Ă  massa”, afirma a nutricionista Erika Almeida. VocĂŞ tambĂŠm pode usar a farinha pura, misturada no suco ou polvilhada nas frutas. (Boa Forma)

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios