Governo implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Roberto Santos - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Aqui você fica bem informado!

About Me

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Governo implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Roberto Santos

Governo implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Roberto Santos

Share This
Governo implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Roberto Santos
Foto: Divulgação / Sesab
No dia mundial do câncer, celebrado nesta segunda-feira (4), uma enfermaria com 14 leitos foi implantada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Eles serão disponibilizados a pacientes com distúrbios hematológicos em fase de diagnóstico e tratamento inicial. A unidade, que é a primeira na rede pública estadual, foi inspecionada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta manhã.



“Existe uma demanda reprimida por leitos nesta especialidade e, tendo em vista que os hospitais Santa Izabel, Aristides Maltez, bem como o Hospital das Clínicas ofertam vagas em número insuficiente, o Governo do Estado tomou a decisão de investir na rede própria, visto que os pacientes de hematologia aguardavam até 30 dias por um leito”, afirmou Vilas-Boas. Segundo ele, sete pacientes seriam transferidos para a unidade ainda hoje.



Nesse leitos serão admitidos pacientes com quadros de anemias, distúrbios plaquetários, leucocitoses não confirmados como leucemias ou linfomas, além de mielomas e outras doenças em investigação. O espaço também permitirá que algumas terapias específicas para leucoses sejam iniciadas.



A enfermaria de hematologia vai contar com suporte da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que vai conceder o apoio técnico com profissionais e hemoderivados.



“Pelas características dos pacientes, muitos com imunodepressão, doenças autoimunes, alguns infectados, o perfil de pacientes que serão atendidos na enfermaria será mais rico e complexo, proporcionando ainda mais conhecimentos aos estudantes e residentes”, acrescenta o secretário.



Já o serviço de infectologia e HIV/Aids da unidade, que inclui a enfermaria de infectologia e o ambulatório de HIV/Aids, será absorvido pelo Instituto Couto Maia, especializado em doenças infecto-contagiosas.

Nenhum comentário:

Pages