Últimas

6/recent/ticker-posts

Casos de esporotricose aumentam na Bahia, doença é transmitida pelo gato

Casos de esporotricose aumentam na Bahia, doença é transmitida pelo gato
Foto: (Evandro Veiga/CORREIO)
Os casos de esporotricose, tem aumentado na Bahia, desde 2015. Segundo informações do Jornal Correio, a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, teve diversos casos da doença registrados em humanos, cachorros e gatos.

A esporotricose é transmitida pelo fungo Sporothrix, encontrado no solo e em folhagens.

Geralmente a doença se apresenta em forma de feridas e bolhas, que sem cuidados podem levar a morte, e transmitida por arranhões ou mordidas de animais, os gatos consegue carregar o fugo com maior facilidade.



Já animais infectados apresentam perda de apetite, apatia, emagrecimento, espirros e secreção nasal.

A veterinária e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nadia Rossi de Almeida, já atendeu diversos casos e alerta,“Os animais são muito negligenciados. Muita gente não tem dinheiro, não sabe lidar com a situação ou fica com medo de pegar a doença, aí abandona ou sacrifica. Se tem tratamento e cura, não tem porque eutanasiar. É uma vida” Disse ela.

A recomendação de Almeida é que ao perceber que o animal está com a doença, o centro de zoonoses local seja acionado, e mantenha distância. Apesar de tratável as feridas provocadas pelo fungo muitas vezes é confundida com leishmaniose o que dificulta a cura do animal.

Postar um comentário

0 Comentários