Últimas

6/recent/ticker-posts

SAJ: Prefeitura lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos

SAJ: Prefeitura lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos
Com pesar, a Prefeitura Municipal lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos. Internada desde o dia 14 de dezembro com uma infecção, o falecimento ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), em um hospital de Santo Antônio de Jesus. 

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella nasceu em Salvador e aos 51 anos de idade, se tornou a quinta líder do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, de onde se afastou em 2017, indo viver na cidade de Nazaré, onde ocorrerá o sepultamento.

Membro da Academia Baiana de Letras, Mãe Stella foi a primeira ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé e publicou nove obras com o tema. Em 2005, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em 2009 recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia. Em 27/08/2015 a Ialorixá recebeu o título de cidadã Santoantoniense, como  reconhecimento pela sua trajetória em defesa da sua herança cultural afro-brasileira.  Ascom Prefeitura SAJ

Postar um comentário

0 Comentários