Seja bem-vindo. Hoje é
Search

SAJ: Prefeitura lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos

SAJ: Prefeitura lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos
Com pesar, a Prefeitura Municipal lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos. Internada desde o dia 14 de dezembro com uma infecção, o falecimento ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), em um hospital de Santo Antônio de Jesus. 

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella nasceu em Salvador e aos 51 anos de idade, se tornou a quinta líder do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, de onde se afastou em 2017, indo viver na cidade de Nazaré, onde ocorrerá o sepultamento.

Membro da Academia Baiana de Letras, Mãe Stella foi a primeira ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé e publicou nove obras com o tema. Em 2005, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em 2009 recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia. Em 27/08/2015 a Ialorixá recebeu o título de cidadã Santoantoniense, como  reconhecimento pela sua trajetória em defesa da sua herança cultural afro-brasileira.  Ascom Prefeitura SAJ



mg notícias

O MG NOTICIAS.COM.BR é um blog de conteúdo noticioso, com Foco em todo tipo de notícias sobre Política, Economia, variedade, polícia, política, esporte, Saúde, tudo que é notícia está aqui. Está no ar desde o dia 04 de Janeiro de 2013.


0 thoughts on “SAJ: Prefeitura lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos