Últimas

6/recent/ticker-posts

Ministro do STF determina soltura de presos com condenação após 2ª instância; Lula pode ser solto

Ministro do STF determina soltura de presos com condenação após 2ª instância; Lula pode ser solto
Divulgação/Carlos Moura/ STF
Todos os presos que estão detidos em razão de condenações após a segunda instância da Justiça serão soltos, de acordo com a decisão, nesta terça-feira (18), do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão liminar (provisória) de Marco Aurélio Mello atinge o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem recursos pendentes nos tribunais superiores. Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e tem recursos pendentes de análise nos tribunais superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal).

Ainda de acordo com a decisão do ministro do STF, as prisões só podem ocorrer após o trânsito em julgado, ou seja, quando não couber mais recursos no processo, conforme o artigo 283 do Código de Processo Penal.

No entanto, a decisão exclui as prisões preventivas previstas no artigo 312 do Código de Processo Penal de presos perigosos ou quando é preciso manter a detenção para assegurar a ordem pública ou as investigações.

Postar um comentário

0 Comentários