Últimas

6/recent/ticker-posts

Geddel passa Natal sem regalias na Papuda

Geddel passa Natal sem regalias na Papuda
Por: BNews
PolĂ­ticos que cumprem pena em regime fechado na penitenciĂĄria da Papuda, em BrasĂ­lia, devem passar a noite de Natal sem regalias – nem saĂ­da, nem ceia especial. Conforme o site G1, a Secretaria de Segurança PĂşblica, responsĂĄvel pelo presĂ­dio, informou que nĂŁo hĂĄ previsĂŁo de cardĂĄpio diferenciado na segunda-feira (24), nem nesta terça-feira (25). 

Na lista de presos "famosos" estĂŁo: o ex-senador Luiz EstevĂŁo, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e o ex-senador Acir Gurgacz (PDT). Nenhum dos trĂŞs tem direito ao saidĂŁo de Natal, que liberou 1.109 presos no regime semiaberto na Ăşltima sexta (21).

Os detentos com direito a saidĂŁo devem retornar Ă  Papuda atĂŠ as 10h da quarta (26). Caso contrĂĄrio, passam a ser considerados foragidos e perdem o direito ao benefĂ­cio nos prĂłximos feriados.

A liberação para as saĂ­das temporĂĄrias depende de fatores como o regime de cumprimento da pena e o tempo decorrido desde a prisĂŁo.  Previsto em lei, o saidĂŁo beneficia, por exemplo, presidiĂĄrios do regime semiaberto ou que tenham autorização para trabalho externo. Nenhum desses trĂŞs polĂ­ticos se enquadra nas condiçþes.

O senador Acir Gurgacz tem autorização para trabalho fora da Papuda – chegou a dar expediente no Congresso, em novembro –, mas a Vara de Execuçþes Penais (VEP) considerou que os menos de trĂŞs meses de prisĂŁo ainda sĂŁo "insuficientes" para o benefĂ­cio.

O ex-senador Luiz EstevĂŁo cumpre pena em regime fechado, apĂłs ter sido condenado a 26 anos pelo superfaturamento nas obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de SĂŁo Paulo. Ele tem feito cursos e resumos de livros para reduzir a pena mas, para progredir ao semiaberto, precisa cumprir pelo menos um sexto da condenação total – cerca de 4 anos e 4 meses.

Jå o ex-ministro Geddel Vieira Lima cumpre prisão preventiva desde setembro de 2017. Ele Ê rÊu no Supremo Tribunal Federal por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhþes encontrados em um apartamento em Salvador.

De acordo com o G1 DF, dentro da prisĂŁo preventiva, nĂŁo hĂĄ hipĂłtese de mudança para o semiaberto – e nem prazo definido para a soltura. Geddel chegou a pedir mudança para a prisĂŁo domiciliar, mas a tentativa foi rejeitada.

SaidĂŁo
A Vara de Execuçþes Penais do DF estabeleceu um calendårio de saídas ao longo de 2018. No total, são nove ocasiþes do benefício. A lei prevê 35 dias de liberdade.

Qualquer pessoa pode fornecer informaçþes anonimamente sobre os detentos pelos telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), via WhatsApp (61) 98626-1197 da Polícia Civil ou pelo número (61) 3339-1345.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios