Últimas

6/recent/ticker-posts

Lewandowski diz que habeas de Lula pode ser julgado em dezembro

Lewandowski diz que habeas de Lula pode ser julgado em dezembro
O ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira, 27, que o habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inåcio Lula da Silva, liberado para pauta hoje pelo ministro Edson Fachin, pode ser julgado atÊ dezembro pela turma. A informação Ê do Estadão. Em despacho desta terça, Fachin sugere que o pedido do ex-presidente seja analisado pela turma na sessão do dia 4 de dezembro.

Conforme a publicação, alĂŠm de Lewandowski e Fachin, integram a Segunda Turma do STF os ministros CĂĄrmen LĂşcia, Gilmar Mendes e o decano do tribunal, ministro Celso de Mello. A defesa de Lula entrou com um novo habeas corpus no STF depois que Moro aceitou convite para ser ministro da “superpasta” da Justiça e Segurança PĂşblica no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Apresentado no inĂ­cio de novembro, o processo de Lula pede que seja reconhecida a suposta “perda da imparcialidade” do ex-juiz federal SĂŠrgio Moro, anulando-se todos os atos do entĂŁo magistrado no caso do triplex do GuarujĂĄ e em outras açþes penais que miram o petista. Caso o pedido seja atendido, resultaria na liberdade do petista.

Para os advogados do ex-presidente, Moro agiu no caso de Lula “movido por interesses pessoais e estranhos Ă  atividade jurisdicional, revelando, ainda, inimizade pessoal” com o ex-presidente.

Caso
O Tribunal Regional Federal da 4ÂŞ RegiĂŁo (TRF-4) condenou Lula a 12 anos e um mĂŞs de prisĂŁo no caso do “triplex do GuarujĂĄ”, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com base nessa condenação, Lula foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve o registro de sua candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 1.Âş de setembro.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios