Seja bem-vindo. Hoje é
Search

Brasileiro com esclerose cria aplicativo para pessoas que possuem distúrbios na fala

Brasileiro com esclerose cria aplicativo para pessoas que possuem distúrbios na fala
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O brasileiro José Afonso Braga, que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotróca (ELA) em 2013 - doença ataca o sistema nervoso central e provoca paralisia motora progressiva e irreversível - resolveu tentar mudar seu destino. Após perder todos os movimentos do corpo e da voz, ele, que é formado em tecnologia da informação, criou uma forma alternativa de se comunicar: o WeCanSpeak. De acordo com a Agência Brasil, a motivação veio por conta dos dispositivos já disponíveis no mercado estarem todos em inglês.



O lançamento oficial do WeCanSpeak aconteceu no último dia 3. Em menos de dez dias, foram mais de 300 downloads. A ferramenta pode ser utilizada em computadores e tablets e é disponibilizada de forma gratuita. Uma versão paga é oferecida a “usuários mais exigentes”, como ele classifica. Entre as premissas básicas para o desenvolvimento do aplicativo estavam: ser universal; ser congurável (o usuário pode criar seu próprio dicionário com palavras e frases completas adequadas ao seu cotidiano); ser simples, prático e intuitivo (o usuário não precisa passar por vários comandos para falar uma simples frase); e ser acessível (pessoas com todo tipo de poder aquisitivo podem ter acesso à ferramenta).



mg notícias

O MG NOTICIAS.COM.BR é um blog de conteúdo noticioso, com Foco em todo tipo de notícias sobre Política, Economia, variedade, polícia, política, esporte, Saúde, tudo que é notícia está aqui. Está no ar desde o dia 04 de Janeiro de 2013.


0 thoughts on “Brasileiro com esclerose cria aplicativo para pessoas que possuem distúrbios na fala