Últimas

6/recent/ticker-posts

Bolsonaro anuncia o general Carlos Alberto dos Santos Cruz como ministro da Secretaria de Governo


Bolsonaro anuncia o general Carlos Alberto dos Santos Cruz como ministro da Secretaria de Governo
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou nesta segunda-feira (26), por meio do Twitter, o general-de-divisĂŁo Carlos Alberto dos Santos Cruz para comandar a Secretaria de Governo.

Santos Cruz Ê o quarto militar indicado por Bolsonaro para integrar seu futuro governo. Os outros militares são: general Augusto Heleno(Gabinete de Segurança Institucional), general Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e o tenente-coronel Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).


O atual chefe da Secretaria de Governo Ê o ministro Carlos Marun. A pasta fica no Palåcio do Planalto e cuida, entre outras atribuiçþes, da articulação do governo com o Congresso. Segundo a assessoria de Bolsonaro, a Secretaria de Governo manterå o status de ministÊrio.
Santos Cruz tem participado de reuniþes de Bolsonaro com embaixadores no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do gabinete de transição. O general era cotado para integrar a equipe de SÊrgio Moro no MinistÊrio da Justiça, porÊm foi escolhido para a Secretaria de Governo.

O ministro que coordena a transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou hå duas semanas que a Secretaria de Governo seria incorporada pela Casa Civil. Assim, funcionariam três ministÊrios no Planalto: Secretaria-Geral, Gabinete de Segurança Institucional e a própria Casa Civil. Com a indicação desta segunda, quatro pastas continuarão com gabinetes no Planalto.

Perfil

Natural de Rio Grande (RS), Carlos Alberto dos Santos Cruz ĂŠ formado em Engenharia Civil e chegou ao posto de general de divisĂŁo no ExĂŠrcito.

O militar, de 66 anos, comandou as missþes de paz da ONU no Haiti (2007 a 2009) e na República Democråtica do Congo (2013 a 2015) e chefiou a Secretaria Nacional de Segurança Pública durante parte da gestão do presidente Michel Temer.

Santos Cruz tambÊm trabalhou como consultor da Organização das Naçþes Unidas (ONU) em razão de sua participação nas missþes de paz.

Com experiĂŞncia internacional no currĂ­culo, Santos Cruz ĂŠ conhecido por ser um general "linha de frente". Em 2015, na RepĂşblica DemocrĂĄtica do Congo, o helicĂłptero que levava o general brasileiro foi alvo de tiros de grupos rebeldes.

A aeronave teve de fazer um pouso de emergĂŞncia. "Essas coisas fazem parte do trabalho. Faz parte da vida”, disse Santos Cruz Ă  ĂŠpoca.

O general tambÊm foi adido militar na embaixada do Brasil em Moscou (Rússia), entre 2001 e 2002. Ele ainda atuou como conselheiro do Banco Mundial para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2011 e integrou o grupo de conselheiros da ONU para a revisão do reembolso aos países que contribuem com tropas em missþes de paz.



*G1

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios