Últimas

6/recent/ticker-posts

Bolsonaro anuncia general Fernando Azevedo e Silva para ministro da Defesa

Bolsonaro anuncia general Fernando Azevedo e Silva para ministro da Defesa
O general da reserva Fernando Azevedo e Silva ĂŠ indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o cargo de ministro da Defesa. O anĂşncio foi feito nesta terça-feira (13) pelo presidente pro meio do Twitter apĂłs chegar a BrasĂ­lia. Azevedo foi chefe do Estado-Maior do ExĂŠrcito e passou para a reserva neste ano. Atualmente, o general assessora o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. O general ĂŠ o sexto ministro anunciado pelo futuro governo Bolsonaro. AtĂŠ o momento ele indicou Augusto Heleno para Segurança Institucional; Marcos Pontes para CiĂŞncias e Tecnologia; Paulo Guedes para a Economia; SĂŠrgio Moro para Justiça e Segurança PĂşblica; e Tereza Cristina para Agricultura.  Na composição atual do governo existem 29 ministĂŠrios, e o presidente eleito jĂĄ disse que pretende reduzir o nĂşmero para 15.

Carreira

Azevedo e Silva nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se aspirante a oficial de Infantaria em 14 de dezembro de 1976. Chegou ao posto de general do ExĂŠrcito em 2014, e passou para a reserva em 2018.

Entre os postos que ocupou na carreira militar estĂŁo o de comandante militar do Leste e chefe do Estado-Maior do ExĂŠrcito. Ele ainda chefiou a Autoridade PĂşblica OlĂ­mpica durante a gestĂŁo da presidente Dilma Rousseff.

Neste ano, passou a assessorar o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Sua indicação foi atribuída ao atual comandante do ExÊrcito, general Eduardo Villa Bôas.

Azevedo e Silva foi contemporâneo de Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde o presidente eleito concluiu o curso de formação em 1977, um ano depois de seu futuro ministro.

Azevedo e Silva, assim como Bolsonaro, tem formação de paraquedista.

O ministro exerceu funçþes de instrutor e serviu na Presidência da República e no Gabinete do Comandante do ExÊrcito, como chefe da assessoria parlamentar e como subchefe de gabinete.

No exterior, desempenhou a função de Chefe de Operaçþes na Missão de Paz da ONU, no Haiti.

Jå na posto de general, Azevedo e Silva comandou a Brigada de Infantaria Paraquedista e o Centro de Capacitação Física do ExÊrcito.

Governo de transição

A edição desta terça do “DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo” publicou a nomeação de mais dois integrantes para a equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro.

Um dos nomeados ĂŠ o general da reserva do ExĂŠrcito Floriano Peixoto Vieira Neto, que comandou a missĂŁo de paz no Haiti entre 2009 e 2010.

TambÊm foi nomeada para Rosemeiry Alves Soares Padilha. Na semana passada, o foram publicadas as nomeaçþes de 27 integrantes do gabinete de transição.

Nesta terça, tambÊm foi publicada portaria que tornou sem efeito a nomeação de Marcos AurÊlio Carvalho para a equipe de transição. Marcos AurÊlio Ê um dos sócios da agência AM4, prestadora de serviços da campanha de Bolsonaro.

G1/ Editado por Blog do Valente

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios