Últimas

6/recent/ticker-posts

Bahia registra queda no número de casos de dengue, zika e chikungunya

Bahia registra queda no número de casos de dengue, zika e chikungunya
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Saúde registrou redução dos casos de dengue, zika e chikungunya na Bahia no último ano. 



Até outubro de 2018, o estado confirmou 3.567 casos de chikungunya. O número representa uma redução de 59,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 3.567 casos. No caso da dengue, a redução foi de 6,3%, passando de 9.141 casos em 2017 e 8.564 em 2018. Já em relação à zika, houve redução de 62,8%. Os casos caíram de 2.146, em 2017, para 799, em 2018.



Dados nacionais apontam redução nas três doenças entre janeiro a outubro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, porém alguns estados apresentam aumento expressivo no número de casos. 



Para reforçar o combate ao Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária com slogan "O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte". A ação ressalta que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito e que a vigilância deve ser constante. Os meses de novembro a maio são considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porque o calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do mosquito.



"É o momento em que todos - União, estado e municípios, e a população em geral - devem ter maior atenção e intensificar os esforços para não deixar a larva do mosquito nascer. No caso da população, além dos cuidados, como não deixar água parada nos vasos de plantas, é possível verificar melhor as residências, apoiando o trabalho dos agentes de endemias", ressaltou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Divino Martins.

Postar um comentário

0 Comentários