Últimas

6/recent/ticker-posts

Trump diz que Brasil trata empresas americanas injustamente

Trump diz que Brasil trata empresas americanas injustamente
 Divulgação/Julien de Rosa/EPA/AgĂŞncia Lusa/Arquivo
O presidente americano, Donald Trump, acusou, nesta segunda-feira (1º), o Brasil de ser um dos mais difíceis do mundo para ter relaçþes comerciais e disse que a forma como as empresas americanas são tratadas no país Ê injusta.

"É uma beleza, eles cobram de nós o que querem. Se você perguntar a algumas das empresas, elas dizem que o Brasil está entre os mais difíceis do mundo, talvez o mais difícil do mundo. Nós não ligamos para eles e dizemos: 'ei, vocês estão tratando nossas empresas injustamente, vocês estão tratando nosso país injustamente'".

Para Trump, o problema é que nenhum presidente americano anterior tentou negociar as relações comerciais com o Brasil. As declarações foram feitas após um jornalista questionar o republicano sobre as relações comerciais com a Índia, também acusada de cobrar, segundo Trump, enormes tarifas.

"A Índia cobra de nós tarifas tremendas. Quando enviamos Harley-Davidson, motocicletas, eles cobram elevadas tarifas. E eu falei com o primeiro-ministro Modi, ele vai reduzi-las, substancialmente", afirmou.

O republicano convocou a imprensa para comentar a decisĂŁo do CanadĂĄ de embarcar no acordo comercial que os Estados Unidos jĂĄ haviam negociado com o MĂŠxico. Havia um prazo, que terminava Ă  meia-noite de domingo (30), para que os governos canadense e americano chegassem a um consenso sobre os termos do pacto renegociado.

O novo compromisso deve facilitar o acesso dos EUA a laticĂ­nios canadenses em termos semelhantes ao da Parceria TranspacĂ­fico, acordo comercial que Trump rejeitou ao assumir a presidĂŞncia. JĂĄ o CanadĂĄ deve ter sua indĂşstria automobilĂ­stica protegida com a queda de tarifas impostas pelos EUA.
Folhapress

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios