SBM lança campanha por maior acesso ao tratamento do câncer de mama - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Aqui você fica bem informado!

About Me

Post Top Ad

Responsive Ads Here
SBM lança campanha por maior acesso ao tratamento do câncer de mama

SBM lança campanha por maior acesso ao tratamento do câncer de mama

Share This
SBM lança campanha por maior acesso ao tratamento do câncer de mama
Foto: Shutterstock
Em alusão ao Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou nesta terça-feira (2) a campanha +Acesso para Celebrar a Vida. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da entidade, Antônio Luiz Frasson, afirmou que o objetivo da ação é mobilizar as prefeituras e as secretarias municipais de Saúde. "São elas que determinam o acesso ao tratamento para quem tem câncer, para que o tratamento se inicie em pelo menos 60 dias a partir do diagnóstico, segundo a lei", argumentou.



A Lei 12.732, em vigor desde 2012, estabelece que o primeiro tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor, de acordo com a necessidade terapêutica do caso registrada no prontuário do paciente.



"A gente quer que as pessoas não apenas façam mamografia e tenham acesso ao rastreamento, mas que, tendo feito um diagnóstico, elas tenham condições de iniciar um tratamento de forma mais rápida possível. E isso depende, basicamente, da gestão municipal. O que a gente quer é reduzir fila para cirurgia, para radioterapia, para quimioterapia. Porque não adianta você estimular o diagnóstico precoce e a pessoa demorar seis meses para começar o tratamento porque não tem acesso", defendeu.



A campanha enfatiza que se as mulheres com câncer forem atendidas rapidamente, terão mais condições para celebrar a vida. Antônio Frasson explicou que se o tratamento demora mais de três meses para começar, o prognóstico é pior. "Quando uma mulher com câncer de mama é operada, a radioterapia tem que começar em três meses. Se tiver que fazer quimioterapia, quanto antes começar melhor, mas não deve passar de três meses", advertiu o presidente da SBM. "É isso que a gente quer chamar a atenção".

Nenhum comentário:

Pages