Últimas

6/recent/ticker-posts

Nutricionista desenvolve primeiro chocolate 'anti-TPM' do Brasil

Nutricionista desenvolve primeiro chocolate 'anti-TPM' do Brasil
Foto: Divulgação
Segundo dados do MinistĂŠrio da SaĂşde, a TPM, ou tensĂŁo prĂŠ-menstrual, ĂŠ a “vilĂŁ” na vida de 70% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva. Para se ter uma ideia, sĂŁo mais de 200 sintomas fĂ­sicos e emocionais que podem acometer as mulheres nesse perĂ­odo, tais como: cĂłlicas, insĂ´nia, irritabilidade, inchaço, dor de cabeça e ĂŠ claro, a compulsĂŁo alimentar.



As mulheres que sofrem com tudo isso sabem o quanto o chocolate traz efeitos positivos. A fim de desenvolver um chocolate que realmente alivia os sintomas da TPM, a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak realizou um estudo com 355 mulheres, na faixa etĂĄria entre 24 e 43 anos para chegar a receita que originaria o primeiro chocolate “anti-TPM” do Brasil.



Conhecida por aliar alimentação e ciĂŞncia, a nutricionista tem um acervo de mais de 400 receitas terapĂŞuticas com resultados cientificamente comprovados, sendo o chocolate “anti-TPM” uma delas. “Em meio a uma pesquisa sobre estresse e ansiedade, chamada Mood and Food, fui analisando o efeito do chocolate 70% nos sintomas da TPM”, afirmou a nutricionista.



No entanto, segundo ela, o chocolate sozinho nĂŁo melhora significativamente os principais sintomas da TPM. “Foi entĂŁo que comecei a estudar os hormĂ´nios femininos e relacionĂĄ-los aos nutrientes de outros alimentos, como o morango, a linhaça, o mel e algumas outras ervas medicinais. Elas separadas tambĂŠm tinham um efeito cientificamente relevante. Mas quando resolvi unir tudo isso em um chocolate, os resultados nos hormĂ´nios femininos, na oscilação de humor, choros, irritabilidade, apetite aumentado, vontade exagerada de doces, foram surpreendentes”, explica a especialista.



Segundo Aline, a diferença deste chocolate para os demais estå na sinergia dos alimentos, jå que ele reúne um chocolate premium (alto teor de cacau, manteiga de cacau, sem uso de parafinas, gorduras hidrogenadas, corantes ou conservantes), com compostos bioativos e vitaminas específicas, alÊm de uma proporção entre morango, o óleo de linhaça e o cacau, para ter o efeito no equilíbrio dos hormônios femininos.



Se consumido como recomendado, 2 bombons por dia durante o perĂ­odo que antecede a TPM, ele melhora sintomas como a irritabilidade, choro, apetite, controla a compulsĂŁo alimentar e ainda ajuda no foco e na concentração, alĂŠm de diminuir a ansiedade. “Costumo dizer que esse chocolate alĂŠm de ser bem-vindo Ă s mulheres que sofrem com a TPM, ĂŠ bem-vindo a todo o ambiente em que estamos inseridos. Ele traz benefĂ­cios gerais quando consumido sem exageros”, avalia.



O chocolate estĂĄ aguardando a regulamentação da AgĂŞncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (ANVISA). Mas a previsĂŁo ĂŠ de que ele chegue ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019.  “A Anvisa possui uma regulamentação especĂ­fica para os chamados alimentos com ‘alegação de propriedade funcional’, ou seja, aqueles alimentos que possam ter um efeito benĂŠfico na saĂşde. Todas as pesquisas para garantir a segurança Ă  saĂşde, comprovar que nĂŁo hĂĄ nenhum risco e que ainda tem um efeito medicinal na TPM jĂĄ foram feitas. Agora, hĂĄ apenas a espera da formalização da documentação para que ele possa estar disponĂ­vel para a comercialização”, finaliza.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios