Dentistas fazem atendimento gratuito de prevenção ao câncer bucal - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Aqui você fica bem informado!

About Me

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Dentistas fazem atendimento gratuito de prevenção ao câncer bucal

Dentistas fazem atendimento gratuito de prevenção ao câncer bucal

Share This
Dentistas fazem atendimento gratuito de prevenção ao câncer bucal
Foto: Ilustrativa
Uma equipe composta por cinco dentistas e 15 alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realiza, neste sábado (27), no Fiesta Convention Center, no Itaigara, uma ação social que busca identificar o câncer bucal em pessoas que não têm condições de pagar por uma consulta. A expectativa é de que os atendimentos, que serão gratuitos, contemplem pelo menos 100 pessoas.

A ação é das 8h às 12, em comemoração à Semana Nacional de Prevenção de Câncer Bucal – que acontece, anualmente, na primeira semana do mês de novembro. Organizada pela Associação Brasileira de Odontologia (Seção Bahia), a triagem compõe a programação do XIX Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, que acontece em Salvador desde a quinta-feira (25).

Conforme a chefe do serviço de Odontologia do Hospital das Clínicas da Ufba, a dentista Viviane Sarmento, o público alvo são os fumantes, pessoas que ingerem álcool e se expõem ao sol, além de pessoas que já tenham identificados lesões na região interna da boca.

“Assim como o câncer de pele, o câncer do lábio está relacionado à luz do sol. É importante que as pessoas que tenham um caroço dentro da boca ou lábio, além de manchas brancas e feridas, compareçam. É um tipo de câncer que há possibilidade de prevenção. E quando não houver essa possibilidade, o diagnóstico precoce é essencial”, afirmou Viviane, que coordenará a triagem neste sábado.

De acordo com a dentista, a confirmação só pode ser feita por meio da biopsia, realizada apenas no hospital. “Mas a examinação visual nos permite identificar lesões suspeitas. Neste caso, faremos o encaminhamento dessas pessoas para o diagnóstico e tratamento adequado”, esclareceu.

Ainda conforme Viviane, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer bucal é o 5ª modalidade mais prevalente em homens na Bahia. A estimativa no Inca para 2018 é de que 14.700 novos casos sejam descobertos, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres.

Escovódromo e restauração
No primeiro dia de congresso, quinta-feira, pelo menos 300 crianças da região do Complexo do Nordeste de Amaralina foram atendidas no Escovódromo, também realizado por profissionais da ABO.

Segundo a vice-presidente da Comissão Comunidade da ABO, Ívea Santana, as ações são pensadas para quem não tem dinheiro para frequentar clínicas particulares. “As consultas são voltadas para a comunidade. Nesses dois primeiros dias, voltamos para as crianças, que escovaram e trataram os dentes. Amanhã é a vez dos adultos”, comentou.

Nesta sexta-feira, a equipe de dentistas atenderam 67 outras crianças, nos turnos da manhã e tarde, que realizaram o Tratamento de Restauração Atraumática (TRA) – procedimento clínico, que tem o objetivo de remover o tecido cariado dos dentes por meio de instrumentos manuais.

“Neste sábado, estaremos aguardando a todos que quiserem comparecer para fazer essa triagem bucal. Nossa equipe é formada por profissionais e estudantes do último período da graduação da Ufba”, concluiu Ívea.

*Correio

Nenhum comentário:

Pages