Seja bem-vindo. Hoje é
Search

Dentistas fazem atendimento gratuito de prevenção ao câncer bucal

Dentistas fazem atendimento gratuito de prevenção ao câncer bucal
Foto: Ilustrativa
Uma equipe composta por cinco dentistas e 15 alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realiza, neste sábado (27), no Fiesta Convention Center, no Itaigara, uma ação social que busca identificar o câncer bucal em pessoas que não têm condições de pagar por uma consulta. A expectativa é de que os atendimentos, que serão gratuitos, contemplem pelo menos 100 pessoas.

A ação é das 8h às 12, em comemoração à Semana Nacional de Prevenção de Câncer Bucal – que acontece, anualmente, na primeira semana do mês de novembro. Organizada pela Associação Brasileira de Odontologia (Seção Bahia), a triagem compõe a programação do XIX Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, que acontece em Salvador desde a quinta-feira (25).

Conforme a chefe do serviço de Odontologia do Hospital das Clínicas da Ufba, a dentista Viviane Sarmento, o público alvo são os fumantes, pessoas que ingerem álcool e se expõem ao sol, além de pessoas que já tenham identificados lesões na região interna da boca.

“Assim como o câncer de pele, o câncer do lábio está relacionado à luz do sol. É importante que as pessoas que tenham um caroço dentro da boca ou lábio, além de manchas brancas e feridas, compareçam. É um tipo de câncer que há possibilidade de prevenção. E quando não houver essa possibilidade, o diagnóstico precoce é essencial”, afirmou Viviane, que coordenará a triagem neste sábado.

De acordo com a dentista, a confirmação só pode ser feita por meio da biopsia, realizada apenas no hospital. “Mas a examinação visual nos permite identificar lesões suspeitas. Neste caso, faremos o encaminhamento dessas pessoas para o diagnóstico e tratamento adequado”, esclareceu.

Ainda conforme Viviane, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer bucal é o 5ª modalidade mais prevalente em homens na Bahia. A estimativa no Inca para 2018 é de que 14.700 novos casos sejam descobertos, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres.

Escovódromo e restauração
No primeiro dia de congresso, quinta-feira, pelo menos 300 crianças da região do Complexo do Nordeste de Amaralina foram atendidas no Escovódromo, também realizado por profissionais da ABO.

Segundo a vice-presidente da Comissão Comunidade da ABO, Ívea Santana, as ações são pensadas para quem não tem dinheiro para frequentar clínicas particulares. “As consultas são voltadas para a comunidade. Nesses dois primeiros dias, voltamos para as crianças, que escovaram e trataram os dentes. Amanhã é a vez dos adultos”, comentou.

Nesta sexta-feira, a equipe de dentistas atenderam 67 outras crianças, nos turnos da manhã e tarde, que realizaram o Tratamento de Restauração Atraumática (TRA) – procedimento clínico, que tem o objetivo de remover o tecido cariado dos dentes por meio de instrumentos manuais.

“Neste sábado, estaremos aguardando a todos que quiserem comparecer para fazer essa triagem bucal. Nossa equipe é formada por profissionais e estudantes do último período da graduação da Ufba”, concluiu Ívea.

*Correio



mg notícias

O MG NOTICIAS.COM.BR é um blog de conteúdo noticioso, com Foco em todo tipo de notícias sobre Política, Economia, variedade, polícia, política, esporte, Saúde, tudo que é notícia está aqui. Está no ar desde o dia 04 de Janeiro de 2013.


0 thoughts on “Dentistas fazem atendimento gratuito de prevenção ao câncer bucal