Últimas

6/recent/ticker-posts

Conselhos de medicina disponibilizam informações sobre médicos credenciados

Conselhos de medicina disponibilizam informações sobre médicos credenciados
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Os conselhos regionais de medicina (CRMs) começaram a disponibilizar, em seus sites, todas as informações sobre médicos inscritos no sistema. A mudança obedece uma resolução, publicada no Diário Oficial da União do último dia 19, que estabelece que os dados dos profissionais estejam abertos para consulta eletrônica por qualquer paciente.



A medida foi criada, segundo a Agência Brasil, para garantir maior segurança ao paciente. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), essa era uma demanda antiga da sociedade que acabou se intensificando com casos recentes, como o do médico Denis Cesar Barros Furtado, de 45 anos, acusado de homicídio qualificado pela morte de uma paciente.



Conhecido como Dr. Bumbum, o médico era alvo de um processo ético-profissional devido a outras irregularidades que estavam sendo investigadas pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal desde março de 2016, quando ele foi alvo de interdição cautelar para o exercício da profissão.



Mesmo antes de a medida se tornar obrigatória, alguns CRMs já tinham as informações e as fotos dos profissionais em seus sites. Com a regra, apenas quando o médico pedir que não seja divulgada sua foto, o caso poderá ser analisado pelos conselhos.



As informações também estarão disponíveis por meio de um aplicativo de celular, lançado recentemente – a “Busca de Médicos CFM” – e disponível para uso em aparelhos com o sistema Android e IOS.



Basta digitar o nome do médico, mesmo incompleto, para ter acesso a dados como número do CRM e informações sobre a regularidade de sua inscrição e da sua especialidade.
(BN)

Postar um comentário

0 Comentários