Últimas

6/recent/ticker-posts

Bio-manguinhos estuda melhorias em vacina contra febre-amarela

Bio-manguinhos estuda melhorias em vacina contra febre-amarela
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) entregou ao MinistÊrio da Saúde mais de 64 milhþes de doses de vacina contra a febre amarela. A previsão inicial do governo federal era 25 milhþes. A entrega Ê realizada em meio a um surto da doença no país. Para este ano, conforme demanda do Programa Nacional de Imunizaçþes, devem ser entregues 40 milhþes de doses e, em 2019, mais 60 milhþes. Para tanto, pesquisadores trabalham em sete linhas de melhorias consideradas estratÊgicas para aumentar a capacidade de produção do maior laboratório de saúde pública da AmÊrica Latina.



As melhorias foram feitas a partir de recomendaçþes de agências reguladoras e da própria årea produtiva, como a produção de frascos com duas doses. Atualmente, o laboratório produz apresentaçþes com cinco e dez doses, mas o produto tem um período de estabilidade de seis horas e precisa ser descartado depois disso. A proposta reduziria o desperdício, sobretudo, em postos de saúde de regiþes remotas, onde hå pouca procura por vacinas.



Outro projeto prevê a retirada do antibiótico que atualmente integra a formulação da dose contra a febre amarela produzida por Bio-manguinhos. A proposta foi da Organização Mundial da Saúde (OMS) em meio a uma campanha para reduzir o uso desse tipo de medicação e combater a chamada resistência bacteriana. Outra melhoria envolve a redução pela metade de número de embriþes utilizados na confecção da vacina, o que pode dobrar a produção das doses pelos laboratórios.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios